Fr. PEDRO CORREA, natural da Villa de Moura situada na Provincia Transtagana, filho de Diogo Nunes. Professou o Serafico instituto da Provincia dos Algarves, onde teve por Mestre a Fr. Manoel dos Anjos Bispo de Féz bastando este discipulo para credito do seu magisterio. Foy dos celebres Letrados do seu tempo, como tambem dos Prégadores, que neste Reino alcançaraõ universal aplauso. Pela sua grande literatura obteve o lugar de Deputado da Inquisiçaõ de Evora, de que tomou posse a 5 de Fevereiro de 1622, e foy Guardiaõ do Convento de Varatojo. Falleceo no Cõvento de Evora no anno de 1634. Delle fazem memoria Nicol. Ant. Bib. Hisp. Tom. 2. pag. 149. col. 1. Joan. Soares de Brito Theatr. Lusit. Litter. lit. P. n. 24. Franco Bib. Portug. M. S. Fr. Joan. á D. Ant. Bib. Francisc. Tom. 2. p. 444. col. 1. e Fr. Jeronymo de Belem Chron. Seraf. da Prov. dos Algarv. Introd. p. 268. Compoz

Conspiraçaõ universal, combatem os sete vicios matadores contra as sete virtudes contrarias sobre a posse da alma em 19 dscursos predicaveis. Lisboa por Pedro Crasbeeck. 1615. fol. Sahio traduzida em Castelhano por Fr. Fernando Camargo Erimita Augustiniano.

Triunfos Ecclesiasticos. Primeira Parte. Contém as Festas principaes que em Outubro, Novembro, e Dezembro celebra a Igreja militante em consonancia da triunfante. ibi pelo dito Impressor 1617. 4.

Triunfos Ecclesiasticos. Parte Segunda. Contém as Festas de Christo, da Virgem Mãy, e dos Santos em discursos predicaveis, assim como a Igreja militante as celebra pelo discurso do anno em consonancia da triunfante. Evora por Manoel Carvalho, Impressor da Universidade 1623. 4.

Triunfos Seraficos, ou Festas dos Santos de S. Francisco. ibi pelo dito Impressor, e no mesmo anno.

Graça Hebrea annunciada, aos que a haò mister. Sermaõ do Auto da Fé celebrado na Sé de Evora em 19 de Setembro de 1627. Evora por Manoel Carvalho 1627. 4.

Espelho da Vida. Esta obra de que o faz Author Nicolao Antonio, he de Fr. Pedro Correa Franciscano Espanhol, e sahio em Lisboa por Antonio Alvares. 1639. 8.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. III]