P. PEDRO DA FONSECA, naceo em o lugar da Cortizada pertencente ao Priorado do Crato, onde teve por Pays a Pedro da Fonceca, e Helena Dias. Quando contava vinte annos de idade foy admitido á Companhia de JESUS em o Noviciado de Coimbra a 17 de Março de 1548. Sendo ainda estudante passou no anno de 1551 em que se dava principio á Universidade de Evora com outros Religiosos do Collegio de Coimbra áquella Cidade, onde com outros companheiros do seu instituto tiveraõ por Mestre ao insigne Varaõ Fr. Bartholameo dos Martyres, que depois com as suas virtudes illustrou a Cadeira primacial de Braga, gloriando-se a illustrissima Ordem dos Prégadores de que hum seu filho tivesse por ouvintes aos primeiros Padres Jesuitas em a Cidade de Evora, de cuja Universidade sahiraõ no tempo futuro tantos Mestres. Nella foy o P. Fonceca Lente do terceiro Curso de Artes, onde brilhou com tal intençaõ a profunda capacidade do seu talento que mereceo pela investigaçaõ filosofica a honorifica antonomacia de Aristoteles Lusitano. Com igual aplauso dictou Theologia sahindo em o anno de 1566 como parto da sua especulaçaõ a Sciencia Media que com obstinado empenho propugna toda a Escola Jesuitica. Na augusta presença delRey D. Sebastiaõ, o Cardeal D. Henrique, e o Infante D. Duarte Duque de Guimaraens recebeo as insignias Doutoraes na Universidade de Evora em o anno de 1570. Na Congregaçaõ Provincial que se fez no anno de 1572 foy eleito para votar no Capitulo Geral em que sahio Geral o Padre Everardo Mercuriano, e pelo espaço de sete annos foy hum dos seus Assistentes, donde voltando para o Reino exercitou os lugares de Visitador da Provincia, Prepozito da Casa professa de S. Roque com igual prudencia, que affabilidade. Pela sua incansavel deligencia, e fervoroso zelo se estabeleceraõ em Lisboa a Casa dos Cathecumenos, Recolhimento das Orfans situado no Castello de Lisboa, a Casa das Convertidas, o Collegio dos Hibernios, e o Convento de Santa Martha, fazendo com o Arcebispo de Lisboa D. Jorge de Almeida o tomasse debaixo da sua proteçaõ. Atendendo Filippe Prudente á sua grande madureza o nomeou para hum dos Ministros, que reformassem o Reino, como tambem o Summo Pontifice Gregorio XIII. cometendo á sua direçaõ graves negocios em que era interessada a Igreja universal. Acometido da ultima infermidade recebeo com grande compunçaõ os Sacramentos fallecendo a 4 de Novembro de 1599, quando contava 71 annos de idade, e 51 de Religiaõ. Da sua Pessoa fazem grandes elogios diversos Authores como saõ Beyerlinck Opus Chronol. pag. 264. Philosophiae cognitione praestantem Fr. Agid. à Prezent. Tract. de Beatitud. Tom. 2. lib. 9. quaest. 5 . art. 9. §. 3. n. 15. doctissimum Aubert. Miraeus Chron. ad ann. 1599. Philosophum insignem. Bib. Societ. pag. 671. vir eximio ingenio, acri judicio, prudentia singulari. Telles Chron. da Companh. da Prov. de Portug. Part. 1. liv. 2. cap. 32. n. 9. insigne Mestre na Filosofia, e excellente Doutor na Theologia. e Part. 2. liv. 4. cap. 24. n. 7. celeberrimo Doutor digno de eterna memoria por suas obras taõ estimadas no mundo, e por suas virtudes taõ merecedoras do Ceo. Possevino Bib. Select. Part. 2. liv. 13. cap. 23. In Methaphisicam Aristotelis Commentarios emisit quibus quoniam quaestiones pene ad omnem Philosophiam spectantes complexus est, uberem, ac doctam ad enodandos plerosque nodos cum pietate materiam prebaet. Illustrissimo Cunha Hist. Ecclesiast. de Braga Part. 2. cap. 83. n. 4. Letrado famoso. Paul. Leonard. ad Expostul. contra Scient. Med. Part. 1. sect. 3. eluxit in eo eruditio summa, ingenium acre, indefessa aplicatio in Patrum, & Theologorum eruendis placitis judicium, in discernendis opinionibus matura verarum, solidarumque, & utilium electio. Soveral Hist. de Nossa Senhora da Luz. liv. 2. cap. 22. Varaõ doutissimo. Nicol. Ant. Bib. Hisp. Tom. 2. pag. 154. col. 1. Aristoteli explanando impositus praestantiam ingenii, iudiciique dotes commentariis ad eumdem scriptis palam fecit. Franco Imag. da virt. do Nov. de Coimb. Part. 1. liv. 2. cap. 61. Homem cheyo de letras, virtudes, e obras excellentes, e nos Annal. S. J. in Lusit. pag. 171. n. 18. Hujus Provinciae firmum columen, heros incomparabilis, Theologiae pharus lucidissima. Compoz

Institutionum Dialecticarum libri VIII. Olyssipone apud Joannem Blavium 1564. 4. Coloniae apud Maternum Cholinum 1567. 8. Venetiis apud Christophorum Zannetum 1575. 8. & ibi apud Horatium de Gobbis 1582. 8. Turnoni apud Claudium Michaelem 1588. 8. Conimbricae apud Antonium Barrerium 1590. 8.  Wizemburgi apud Georgium Fleischmen 1596. 8. Lugd. apud Joannem Pillehote 1598. 8. Leodii per Henricum Hornium 1608. 8. Coloniae apud Petrum Cholinum 1610. 8. Lugduni apud Claudium Murillon 1612. 8. Venetiis apud Vincentium Florinum 1615. 8. & Lugduni apud Petrum Rigaud, & Socios 1622. 8.

In libros Metaphysicorum Aristoteles Stagiritae Tom. primus. Romae apud Franciscum Zannetum 1572. Lugduni ex Officina Junctarum 1591. 4. Eborae apud Emmanuelem de Lyra 1604. fol. & Francof. apud Joannem Saurium 1609. 4.

Tomus secundus. Romae ex Officina Jacobi Fornerii 1589. 4. Lugduni ex Officina Junctarum 1590. 4. & Francoforti apud Joannem Saurium 1609. 4.

Tomus tertius. Coloniae expensis Lazari Zertneri 1604. 4. & Lugduni apud Horatium Cardon 1605. 4.

Tomus quartus. Lugduni apud Horatium Cardon 1602. 4. & ibidem per  eumdem 1612. 4. Toda a obra Argentorati 1594. 4. O brazaõ Litterario com que se ennobrece o nome do Padre Pedro da Fonceca he ser o inventor da Sciencia Media, cuja gloria lhe atribuem a Bib. Societ. pag. 671. Fr. Franc. à D. August. Macedo Collat. D. Thom. Collat. 10. dif. 4. de Scient. Condition. Sect. 1. pag. 367, & Collac. 11. dif. 1. sect. 1. pag. 387. Barthol. Amicus de Scient. Dei Tract. 1. dist. 12. sect. 11. n. 161. Ludov. Cart. in Expostul. ad P. M. Xantes Marial. Nazarius Part. 1. quaest. 13. Controv. 1. pag. 418. Fr. Franc. Cornejo lect. de Scient. Dei disput. 5. dub. 3. Suar. Gravet. Tom. 1. Metaphysic. in Judic. ad lib. 1. cap. 7. Franc. Jordani Quaest. Theolog. Tom. 2. in Epilog. Scient. Med. Jacob Platelius Auctor. contra Praedet. Physic. pro Scient. Med. cap. 2. n. 96. e cap. 3. §. 1. n. 101. Desta gloria pertenderaõ despojalo Henao de Scient. Med. Historice propugnata. Eventil. 46. a num. 1236. e Anato de Scient. Med. disp. 3. n. 135. ambos Jesuitas querendo que o primeiro inventor da Sciencia Media fosse o Padre Luiz de Molina, que depois a estabeleceo com varios fundamentos; porém miseravelmente se allucinaraõ pois o mesmo Padre Pedro da Fonceca confessa no Tom. 3. Methaphysc. lib. 6. cap. 2. quaest. 4. sect. 8. §. 1. que este systema da Graça se lhe offereceo ao entendimento como nova luz, donde se colhe que naõ tinha sido descuberto até o seu tempo por outro engenho. Ante annos triginta quàm haec scriberemus (scribimus autem anno Domini 66 supra 1500) cùm materiam de Providentia Divina, & Praedistinatione in publicis lectionibus essemus ingressi, multaeque ac graves difficultates, quae in ea occurrerunt, se nobis objicerent nulla facilliori via, & ratione putabamus explicari omnes posse quam constituenda ea distinctione quam paulo ante fecimius duplicis status eorum contingentium, quae revera futura sunt absolute simul & conditionate. Quae distinctio, & utriusque certitudinis confirmatio, ita nobis omnium pene objectarum difficultatum tenebras de pellebant, ut nova quaedam lux nostrae mentis oculis oborta videretur. Corrobora-se mais com o escrupulo que tinha de introduzir esta opiniaõ por naõ concordar com a doutrina commua dos Padres, e sequito dos Theologos. Unum illud scrupulum imjiciebat, ut hac ratione novum aliquod fortasse induceretur quod non omni ex parte cum communi Patrum doctrina, aut diligenti Scolasticorum examine & accurata lima conveniret. Logo era nova, e por ninguem antes delle tratada. Ultimamente com evidencia chronologica, se mostra que antes do P. Fonseca naõ foy Author da Sciencia Media o P. Molina. Foy este admitido a Companhia em Alcala no anno de 1554, e passando no mesmo anno a Lisboa continuou o Noviciado na Casa professa de S. Roque até o anno de 1556. Estudou Filosofia, e Theologia até subir a Lente de Artes no anno de 1564, e acabou em o de 1567, quando o P. Fonseca ja no anno de 1566 (como elle escreve nas palavras assima allegadas) dictava Theologia, na qual disputou a materia da sciencia Media que naõ podia controverter Molina lendo Filosofia. Donde claramente se colhe o falso fundamento com que no livro da sua Concordia, impresso em Lisboa no  anno de 1588. pag. 492. se jacta dizendo: haec nostra ratio conciliandi libertatem arbitrii cum divina Praedestinatione à nemine, quem viderim, hucusque tradita.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. III]