Fr. PEDRO DE S. FRANCISCO. Natural de S. Comba de Eyras, termo da Villa de Arcos do Arcebispado de Braga, e filho de Simaõ Fernandes Mendes, e de D. Maria Rodrigues Gomes. Recebeo o habito Serafico no Convento de Guimaraens da Provincia de Portugal a 17 de Fevereiro de 1718, quando contava 21 annos de idade. Estudadas as Sciencias escolasticas as dictou aos seus domesticos, e depois ensinou na Cadeira de Prima Theologia Moral no Real Convento de Santo Antonio da Villa de Mafra da Provincia da Arrabida. Foy Guardiaõ do Collegio de S. Boaventura de Coimbra, e Definidor da Provincia, e agora possue os lugares de Qualificador do Santo Officio, Examinador das Tres Ordens Militares, e Consultor da Bulla da Crusada. Publicou

Sermaõ de Preces pela molestia delRey Fidelissimo D. Joaõ V. prégado na Sé do Porto no fim de huma Procissaõ, que fez o Senado, Cabido, e Povo com a milagrosa Imagem do Senhor de Alem. Porto na Officina Episcopal de Manoel Pedroso Coimbra. 1742. 4.

Sermaõ em acçaõ de graças pelas melhorias do Fidelissimo Rey D. Joaõ V. Coimbra no Collegio das Artes da Companhia de Jesus. 1742. 4.

Sermaõ na Tresladaçaõ da Imagem do Serafico Patriarca da Igreja do Convento de S. Francisco da Ponte de Coimbra, para a nova Capella da Ven. Ordem Terceira. ibi por Luiz Seco Ferreira. 1743. 4.

 

 [Bibliotheca Lusitana, vol. III]