Fr. PEDRO DE JESU MARIA JOZÉ, naceo na Villa de Viana do Minho a 3 de Junho 1705. Teve por progenitores a Antonio de Sousa de Menezes Sargento mór de Auxiliares, e a D. Maria Barbosa Lobo ambos das principaes familias do Minho. Ainda naõ tinha chegado aos annos da puberdade se sentio fortemente inspirado a ser Religioso Capucho da Serafica Provincia da Conceiçaõ, cujo dezejo executou a 27 de Abril de 1721 recebendo o habito no Convento de Santo Antonio de Ponte de Lima, e professando a 29 do dito mez do anno seguinte. Estudadas as sciencias escholasticas resistio ás instancias de seus Mestres para que fosse Opositor ás Cadeiras, e aceitou ser Comissario dos Terceiros do Convento de Villa-Cova. Deste exercicio passou por ordem do seu Prelado ao de Procurador Geral na Corte de Lisboa. Tanto que chegou foy chamado pelo Serenissimo Senhor Infante D. Francisco para o seu Palacio da Bemposta, onde no espaço de hum anno recitou com elle, e outros Religiosos do seu instituto o Officio Divino o de Nossa Senhora e o de Defuntos, e ultimamente lhe assistio á sua morte sucedida na Quinta de Val de Flores distancia da Villa das Caldas da Rainha meya legoa a 21 de Julho de 1742. Recolhido ao Hospicio que para a sua Provincia lhe edificara o mesmo Infante, segunda vez foy nomeado Procurador Geral na Corte de Lisboa, e Chronista da sua Provincia em 16 de Novembro de 1748. Compoz

Coroa Serafica meditada que em obzequio seu muito agradavel inspirou MARIA Santissima a hum seu devoto devoçaõ utilissima para ter propicio o seu favor na vida, e na morte dividida em duas partes. Lisboa por Miguel Manescal da Costa 1742. 12. & ibi pelo dito 1743. 12. & ibi pelo dito 1747. 12.

Mystica Cidade de Deos praticada em meditaçoens para todo o tempo do anno dividida em tres partes Part. 1. Tom. 1. Lisboa pelo dito Impressor 1744. 4.

Mystica Cidade de Deos praticada em meditaçoens para todo o tempo do anno dividida em tres partes Part. 1. Tom. 2. Lisboa pelo dito Impressor 1744. 4.

Mystica Cidade de Deos &c. Part. 2. Tom. 3. Lisboa pelo dito Impressor 1746. 4.

Mystica Cidade de Deos &c. Part. 2. Tom. 4. Lisboa pelo dito Impressor 1747. 4.

Mystica Cidade de Deos &c. Part. 3. Tom. 5. Lisboa pelo dito Impressor 1748. 4.

Espelho Mariano da Mystica Cidade de Deos praticado em Meditaçoens para todo o tempo do anno dividido em duas partes: na primeira se praticaõ as doutrinas, que á sua discipula deu a divina Mestra MARIA Santissima em toda a sagrada Historia da sua vida purissima: na segunda se praticaõ as principaes Virtudes da mesma Senhora, as dores, e as angustias, que padeceo em todo o discurso da Paixaõ de seu amado Filho. Lisboa: por Antonio Pedrozo Galraõ. 1748. 4.

Novena geral para todas as Festas de Maria Santissima com a forma que nella devem observar os seus devotos. Sem anno da impressaõ. 12.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. III]