D. PEDRO MARTINS, natural da Cidade de Coimbra, e filho de Pedro Affonso, e Barbara Fernandes. Foy admitido á Companhia de Jesus, quando contava 14 annos em o Noviciado da Companhia da sua patria a 5 de Mayo de 1556. Estudadas as Sciencias severas dictou dous Cursos de Artes em Evora, e depois Theologia em cuja Faculdade recebeo o grao de Doutor a 16 de Julho de 1573. Exercitando o lugar de Prégador delRey D. Sebastiaõ o acompanhou na infeliz jornada de Africa, onde ficou cativo até ser resgatado em Julho de 1579. Eleito Procurador a Roma alcançou do Geral faculdade para annunciar o Evangelho nas regioens Orientaes, e partindo a 10 de Abril de 1585 de Lisboa com onze Companheiros emulos do seu zelo apostolico padeceo hum horrivel naufragio nos baixos chamados da Judia, do qual escapando milagrosamente veyo a cahir nas mãos dos Cafres que o trataraõ com grande barbaridade. Depois de tolerar com animo imperturbavel tantas adversidades chegou a Goa, onde foy eleito Provincial, cujo lugar exercitou com prudencia. Atendendo Filippe Prudente á capacidade do seu talento, e muito mais ao zelo heroico com que se dedicara á conversaõ da gentilidade o nomeou Bispo do Japaõ, e sendo sagrado na Cathedral de Goa entrou naquelle vasto Imperio a 14 de Agosto de 1596, com pompa moderada por dominar Taicosama obstinado antigonista do nome Christaõ, ao qual visitou com preciosos donativos mandados pelo Vice-Rey do Estado, e sendo recebido com summo agrado pelo Emperador lhe ordenou que se naõ demorasse em o Japaõ. Turbada fatalmente a serenidade, que prometia o Tyrano com o martyrio de seis religiosos Franciscanos, e tres Jesuitas crucificados a 5 de Fevereiro de 1597 se resolveo o Bispo ceder ao tempo esperando ocasiaõ mais oportuna para o progresso da Christandade. Voltando a Goa falleceo a 13 de Fevereiro de 1598 na paragem da pedra branca que dista tres legoas daquella Cidade. Foy sepultado no Collegio de Malaca a 18 de Fevereiro com grande pompa, e concurso. Fazem delle illustre memoria Gusman Hist. de las Mission. Orient. Part. 2. liv. 9. cap. 32. e liv. 13. cap. 2. Illustris. Cunha Cathal. dos Bisp. do Porto. Part. 2. cap. 37. Guerreiro Coroa de Sold. Part. 4. cap. 10. Faria Asia Portug. Tom. 3. Part. 2. cap. 1. n. 13. Bolland. Act. Sanct. Tom. 1. ad diem 5. Februar. p. 742. Nadasi Annus dier. Memor. S. J. Part. 1. p. 97. col. 2. Franco Imag. da Virt. do Nov. de Coimb. Tom. 1. liv. 2. cap. 23. Escreveo
Quatro Cartas do sucesso da batalha de Alcacer. M. S. Em seu poder as conservava o P. Antonio Franco, como affirma no lugar assima allegado, e dellas transcreveo grande parte, que se pode ler desde pag. 276. até 280.
Relaçaõ do naufragio que padeceo nos baixos chamados da Judia. Parte della transcreveo o P. Franco no lugar assima allegado, desde pag. 281. até 297. Sahio vertida em Italiano. Roma por Francesco Zanneti 1588. 8. Desta Relaçaõ extrahio tudo quãto della narra o P. Petr. Jarrico Thesaur. rer. Ind. Part. 2. lib. 1. cap 11. & 12.
Cartas escritas de Goa em os annos de 1590, e 1591. ao P. Geral. Sahiraõ com outras Lisboa por Simaõ Lopes. 1593. 8. Abbreviadas, e vertidas em Latim pelo P. Gaspar Spitello com outras. Antuerpiae, apud Martinum Nutium 1593. 8. e em Italiano. Roma por Ludovico Zanneti 1592. 8.
Carta em que narra o martyrio dos Religiosos Franciscanos, e Jesuitas crucificados no Japaõ a 5 de Fevereiro de 1597 escrita ao Provincial das Filipinas. Esta carta transcreveo Fr. Joaõ de S. Maria Provincial dos Franciscanos descalsos das Filipinas em a Relaçaõ que compoz dos ditos Martyres. Sahio vertida de Castelhano em Italiano. Roma por Nicolao Mutti 1599. 8.
[Bibliotheca Lusitana, vol. III]