PEDRO PACHECO DE LEANDRES, naceo na Villa de Setuval, e recebeo a graça bautismal na Igreja Matriz de Santa Maria da Graça a 3 de Mayo de 1659, sendo filho de Jozé Pacheco, e Isabel da Costa. Instruido em as letras humanas estudou na Universidade de Coimbra Direito Pontificio, em cuja Faculdade fez formatura. Foy bom Poeta vulgar, e insigne Grammatico ensinando na sua patria por muitos annos a lingoa latina com grande emolumento dos seus discipulos. Falleceo a 15 de Mayo de 1717, quando contava 58 annos de idade. Jaz sepultado na Freguezia da sua patria. Compoz

Sylva em aplauso das Reliquias de Santo Thomaz de Villa-Nova. Sahio a p. 150. e 159. dos Acroamas Panegyricos com que a Cathedral de Coimbra recebeo estas reliquias. Coimbra por Jozé Ferreira 1690. 4.

Discurso Poetico, em que se reprovaõ as lagrimas choradas por bens temporaes, e que só devemos ter saudades das delicias da gloria. Lisboa por Bernardo Fernandes Gayo 1730. 4. Consta de 50 Outavas.

Exhortaçaõ a hum amigo, em que se contempla o reformado Convento de Brancanes dedicado a N. S. dos Anjos. Lisboa pelo dito Impressor. 1730. 4. Consta de huma Elegia.

Cythara Lusitana dividida em consonancias poeticas, de que resultaõ quinze differentes echos com varios assumptos, em que se descrere a passagem do Serenissimo Rey Catholico D. Carlos III. de Alemanha a Barcellona Corte do

Principado de Catalunha, com os sucessos desde 7 de Mayo de 1704. até Outubro de 1705. 4. M. S.

Cythara Lusitana, dividida em nove consonancias Poeticas, que comprehende a expugnaçaõ gloriosa, e conquista memoravel das Praças de Valença, e Albuquerque pelas Armas Portuguezas em o anno de 1705. 4. M. S.

Arte curiosa para estudar bons conselhos, e aprender proveitosos avisos dividida em epigrammas por ordem alfabetica. Composta no anno de 1712. 4.

Archivo de memorial insignes pertencentes ao Reino de Portugal, desde o anno de 1692. até o de 1706. 4. M. S. Consta de noticias sagradas, politicas, e Militares.

Archivo de memorias, &c. desde o anno de 1707 até 1716. 4. M. S.

 

 [Bibliotheca Lusitana, vol. III]