P. PEDRO RODRIGUES, natural da Cidade de Evora da Provincia Transtagana, e filho de Sebastiaõ Borralho, e Catherina Rodrigues. Quando contava quatorze annos de idade se alistou na Companhia de Jesus em o Noviciado de Evora a 14 de Fevereiro de 1556. Dictou letras humanas por espaço de sinco annos, Filosofia, e Theologia moral. Exercitou os lugares de Reitor dos Collegios da Ilha da Madeira, e Bragança, de Visitador de Angola, e Provincial do Brasil. Foy muito observante do seu instituto conciliando pelas suas religiosas virtudes a estimaçaõ das pessoas mais graves de huma, e outra Jerarquia. Todos os dias se levantava duas horas antes da Communidade, ainda que tivesse a mayor ocupaçaõ, e as consumia na liçaõ das obras de Santo Agostinho ás quaes fez 10 Tomos de Notas, que se conservavaõ na Livraria do Collegio de Pernambuco, e se perderaõ na irrupçaõ que fizeraõ naquelle Estado os Olandezes. Falleceo em Pernambuco no anno de 1628 cheyo de merecimentos, e annos que chegaraõ a 86 de idade, e 72 de Religiaõ. Delle fazem honorifica memoria Vasconcellos Cronic. do Brasil da Comp. De Jesus. liv. 4. n. 134 e no principio da Vid. do P. Joaõ de Almeid. no Cathal. dos Varoens insign. da Prov. do Brasil. n. 26. Jarricus Thesaur. rer. Ind. Part. 2. liv. 1. cap. 31. Anton. de Leaõ Bib. Occid. Tit. 12. Escreveo
Vida, e milagres do Padre Jozé de Anchieta da Companhia de Jesus. Dividida em 3 livros, o ultimo em 2 Partes. Conserva-se M. S. no Cubiculo do Reitor do Collegio de Lisboa. Sahio traduzida em Latim pelo Padre Sebastiaõ Beretario Jesuita com este titulo. Josephi Anchietae S. J. Sacerdotis in Brasilia defuncti vita ex iis, quae de eo Petrus Roterigius S. J. Praeses Provinciae in Brasilia quatuor libris Lusitano idiomate collegit. Lugd. Sumptibus Horatii Cardon 1617. 8. Traduzida em Castelhano pelo Padre Estevaõ Parternina. Salamanca por Antonio Ramires. 1618. 8. e em Francez. Dovay 1619. 12.
Annua do Brasil sendo Provincial escrita em o primeiro de Mayo de 1597 ao Padre Assistente Joaõ Alvares. Sahio com outras que collegio o Padre Amador Rebello. Lisboa por Alexandre de Sequeira 1598. 8. desde pag. 213. até 237. Millenario. Consta de mil exemplos exquisitos. 4. M. S.
[Bibliotheca Lusitana, vol. III]