Fr. PEDRO DE MENEZES, naceo na Villa de Santarem, sendo filho natural de D. Fernando de Menezes. Recebeo a cogulla monastica do Principe dos Patriarcas S. Bento no Mosteiro de Lisboa a 4 de Outubro de 1611, onde depois de sair eminente nas Sciencias escolasticas se aplicou com particular disvelo á Mathematica, cuja Faculdade dictou muitos annos em a Universidade de Coimbra por Provisaõ Real passada a 8 de Março de 1624. Foy muito perito em os Ritos, e Ceremonias Ecclesiasticas da sua augusta Religiaõ, escrevendo

Ceremonial da Congregaçaõ dos Monges Negros da Ordem do Patriarca S. Bento do Reino de Portugal novamente reformado, e apurado por mandado do Capitulo pleno, sendo Reverendissimo Geral da dita Congregaçaõ o Doutor Fr. Antonio Carneiro Lente jubilado em a sagrada Theologia. Coimbra por Diogo Gomes de Loureiro, e Lourenço Crasbeeck 1647. fol.

Proprium Missarum de Sanctis Ordinis D. Benedicti. Conimbricae 1648. fol. Falleceo no Collegio de Coimbra a 16 de Fevereiro de 1652, onde jaz sepultado.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. III]