PEDRO VAZ REGO, naceo na Villa de Campo mayor da Provincia Transtagana a 8 de Março de 1670, onde teve por Pays a Manoel Vaz Rego, e Brites Lopez. Aplicou-se ao estudo da Musica no Seminario da Santa Igreja Metropolitana de Evora, sendo seu Mestre o insigne Diogo Dias Melgas em que sahio eminente, como tambem na metrificaçaõ de todo o genero de versos Portuguezes, e Castelhanos. Pela sciencia especulativa, e practica que tinha da Faculdade Musica foy Mestre da Cathedral de Elvas, donde passou no anno de 1697 para Reitor do Seminario, e Mestre da Capella da Claustra de Evora em cuja Cathedral foy Bacharel. Falleceo em Evora a 8 de Abril de 1736 quando contava 66 annos de idade. Jaz sepultado no Convento da Cartuxa situado fora desta Cidade, onde tinha sido Noviço onze mezes. Compoz

Terremotos de Sicilia descritos em verso. Evora na Officina da Universidade 1690 4. Fez esta obra ainda quando era Collegial no Seminario.

Relaçaõ das Festas com que a Cidade de Evora celebrou as alegres noticias que recebeo em 2 de Junho de 1706. Evora na Officina da Universidade 1706. 4.

Fama posthuma do Excellentissimo Duque do Cadaval o Senhor Nuno Alvares Pereira de Mello, Romance heroico. Sahio nas Ultim. Acçoens do mesmo Duque. Lisboa na Officina da Musica 1730. fol. a pag. 344.

En ora buena, que dio Evora Ciudad a la Serenissima Señora Princeza del Brasil nuestra Señora. Lisboa en la Imprenta de la Musica 1729. 4. Consta de 10 Decimas.

Romance Endecasylabo no dia dos annos do Serenissimo Senhor Infante D. Antonio. fol. Naõ tem lugar da Impressaõ. Consta de 23 Coplas.

Soneto no faustissimo dia de annos do Serenissimo Senhor Infante D. Antonio. fol. Sem lugar da Impressaõ.

En alabança de la Salve Regina que compuso en Musica Su Alteza Real la Serenissima Princeza de las Asturias. Romance heroico. fol. Sem lugar da Impressaõ. Consta de 20 Coplas.

No aplauso que a Cidade de Evora fez pelo doutoramento do Serenissimo Senhor Dom Jozé. Romance gratulatorio. fol. Sem lugar da Impressaõ. Consta de 27 Coplas.

Memorial no faustissimo dia de annos do Serenissimo Senhor Infante D. Antonio que Deos guarde, Romance heroico. fol. Sem anno da Impressaõ. Consta de 29 coplas.

Obras M. S.

Tratado da Vida de S. Bruno, em verso.

Tratado da Musica, que ficou imperfeito.

Defensa sobre a entrada da novena da Missa Scala Aretina, composta pelo Mestre Francisco Valls, Mestre da Cathedral de Barcelona.

Missa a 4 Coros.

2 Missas a 2 Coros.

2 Missas da Estante, das quaes a primeira tem por titulo Tantum ergo Sacramentum com hum rarissimo enigma no Agnus Dei. A segunda ad omnem Tonum, obra que naõ tem semelhante.

Psalmos a 4 Coros, Hymnos, Motetes, Graduaes a diversas vozes.

Lamentaçoens da Semana Santa a 3 Coros.

Responsorios para o Triduo das Matinas da Semana Santa a 4 Coros.

Textos da Paixaõ a 4 vozes.

Vilhancicos de Natal, Conceiçaõ, Epifania, e a varios Santos de muitos Coros, em que era a Poezia, e a Musica sua.

Em todas estas obras, que se conservaõ no Cartorio da Musica da Cathedral de Evora, se admiraõ primorosamente unidos o artificio regular com a armonia propria da decencia dos Templos, e conforme ao sentido da letra.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. III]