P. PRUDENCIO DO AMARAL, naceo em a Cidade de S. Sebastiaõ do Rio de Janeiro em o anno de 1675, onde foraõ seus Progenitores Gonçalo Gomez Diniz, e Martha do Amaral. Quando contava 15 annos de idade se aplicou na Companhia de Jesus a 20 de Julho de 1690, onde estudou as sciencias amenas, e severas sahindo insigne Humanista, e Poeta Latino, cujos dotes o habilitaraõ para ensinar letras humanas no Seminario de Bellem, e no Collegio da Bahia. Teve cordial affecto a MARIA Santissima, a quem dedicava todas as suas obras procurando com ardente zelo introduzir nos coraçoens de todos esta grande devoçaõ. Falleceo no Collegio do Rio de Janeiro a 25 de Março de 1715, quando contava 40 annos de idade, e 25 de Companhia. Compoz

Elogios dos Illustrissimos Bispos, e Arcebispos da Bahia. Sahiraõ no fim das Constituiçoens deste Arcebispado. Lisboa por Pascoal da Sylva. 1719. fol. E Coimbra no Real Collegio das Artes 1720. fol. com o titulo seguinte.

Cathalogo dos Bispos que teve o Brasil até o anno de 1676 em que a Cathedral da Cidade da Bahia foy elevada a Metropolitana, e dos Arcebispos que nella tem havido, com as noticias que de huns, e outros pode descobrir o Illustrissimo, e Reverendissimo Senhor D. Sebastiaõ Monteiro da Vide V. Arcebispo da Bahia, e do Conselho de S. Magestade. Stimulus amandi Deiparam. M. S.

De opificio Sachario. M. S. Consta de toda a fabrica do Engenho do Assucar em verso heroico.

 

 [Bibliotheca Lusitana, vol. III]