Fr. RAFAEL DA PURIFICAÇAM, chamado no Seculo Manoel da Cunha, naceo no lugar de Matozinhos, suburbio da Cidade do Porto fecundo berço de insignes Varoens em diversas Faculdades a 13 de Junho de 1691. Foraõ seus Pays Simaõ dos Reys Reyes Capitaõ de varios navios mercantis, e Maria da Cunha Freire. Estudou na patria a lingoa Latina com o P. Manoel Alvares Bautista, Theologo, Prégador, e Poeta insigne. Desta escola passou para o Collegio dos Meninos Orfãos da Cidade do Porto, onde fez taes progressos a sua aplicaçaõ, que excedendo a idade mereceo ser pertendido de quatro Religioens gravissimas para seu alumno, cujos intentos como se frustrassem dispoz a Providencia forte, e suavemente que partisse para o Brasil, onde quando contava 16 annos de idade abraçou o instituto Serafico a 13 de Junho de 1707 em o Convento de Peruaçu junto da Cidade da Bahia. Dotado de perspicaz talento, e tenacissima memoria foraõ admiraveis os progressos que fez em todas as Sciencias dictando as escolasticas aos seus domesticos de memoria sem socorro de Postillas, e coordinando mentalmente as materias que explicava. Repetia Capitulos inteiros da sagrada Escritura, authoridades extensas dos Santos Padres, paginas inteiras dos Poetas, e Historiadores do seculo de Augusto. Nas disciplinas Mathematicas foy profundamente versado, principalmente na Algebra, e Arithmetica em que era consultado em contas gravissimas pelos homens de negocio. Da Geografia tinha tanta instruçaõ que fazia as arrumaçoens, e observaçoens dos Meredianos sem beneficio do compaço. Teve perfeita intelligencia das lingoas Latina, Grega, Hebraica, Franceza, Italiana, e Ingleza. Discorreo por toda a Italia quando foy votar no Capitulo Geral celebrado em Milaõ a 4 de Junho de 1729. Como padecia repetidos insultos de Asma passou a Londres para experimentar remedio a taõ penoso achaque, onde convenceo em disputa publica a muitos hereges. Restituido á sua Provincia falleceo no Convento da Bahia a 3 de Abril de 1744 em que cahio Sexta feira mayor, quando contava 53 annos de idade, e 37 de Religiaõ. Foy achado morto na cama abraçado com hum Crucifixo, e com os olhos para elle devotamente inclinados. Compoz

Figmenti Cabalistici enodatio Rytmicae quaestionis resolutio à quodam Cabalista de Ispruch confictae Cabalam suam consulente circa ortum desideratissimum Archiducis. Ulysipone ex Officina Ferreiriana 1728. 4.

Letras Symbolicas, e Sybillinas. Obra de recreaçaõ, e utilidade cheya de erudiçaõ sagrada, e profana, de noticias antigas, e modernas com documentos historicos, politicos, moraes, e asceticos para os estudiosos, e amigos, tanto de letras divinas, como de letras humanas. Lisboa por Francisco da Sylva 1747. fol.

Obras M. S.

Expositio in Tobiam. fol.

Domus Sapientiae. fol.

Lingua bilinguis. 4.

Vita D. Francisci stylo lapidari conscripta. 4.

Centuria Epigrammatum. 8.

Sermoens varios 11. volumes. Estavaõ encadernados com o titulo por fora

Sermoens de Respes. 4.

Historia do Senhor de Matozinhos. 4.

Viagens que fez a diversas partes. 5. Tomos 4.

 

 [Bibliotheca Lusitana, vol. III]