D. PROSPERO DOS MARTYRES, natural de Lisboa Conego Regrante de Santo Agostinho, cujo instituto professou no real Convento de Santa Cruz de Coimbra a 25 de Novembro de 1627. Estudadas as sciencias escholasticas foy Prior do Convento de S. Vicente de fóra de Lisboa no anno de 1661. A natureza o ornou de talento agudo, juizo prespicaz, e memoria feliz, cujos dotes augmentou com todo o genero de erudiçaõ sagrada, e profana sendo venerado por excellente Prégador, e insigne Poeta, de cuja fecunda veya deixou admiraveis produçoens. Falleceo a 14 de Agosto de 1672. Compoz.
Sylva ao Padre S. Theotonio quando a sagrada reliquia do seu braço se tresladou do real Mosteiro de Santa Cruz ao da notavel Villa de Viana. Trata da real Fundaçaõ do Convento de Santa Cruz pelo mesmo Santo, as vitorias, que por suas oraçoens alcançou o primeiro Rey D. Affonso Henriques. Descreve-se em particular a do Campo de Ourique, aonde prometeo Deos Senhor Nosso ao Santo Rey as felicidades que hoje gozamos. Pinta-se brevemete esta tresladaçaõ, e fundaçaõ do novo Mosteiro acabando em louvores dos aplausos, com que a notavel Villa de Viana recebeo no primeiro dia a Santa Reliquia. Consta de 15 paginas. Lisboa por Domingos Lopez Roza 1643. 4.
Soneto, e 2 Decimas á Senhora D. Maria de Attayde. Sahiraõ nas Mem. Funeb. desta Senhora. Lisboa na Officina Crasbeeckiana 1650. 4.
Decimas ao Confessionario do V. Padre Antonio da Conceiçaõ Trino. Sahiraõ na Fama posthuma deste Ven. Varaõ. Lisboa por Henrique Valente de Oliveira 1658. 4. a pag. 323.
Saudades de Apollo a seu filho amado
Começaõ
Do quarto globo a gema nunca avara
Que tem por casca o Ceo, nuvens por clara:
Nunca ninguem tal disse,
Naõ vi mais desovada parvoisse, &c.
Acabaõ
A Deos que estou cançado,
Mas prometo acabar o começado.
Conserva-se esta obra M. S. com outros versos seus em a Livraria do Illustrissimo e Excellentissimo Duque de Lafoens.
Sermoens varios 3. Tom. fol. M. S. Conservaõ-se na Livraria do Real Convento de S. Cruz de Coimbra.
[Bibliotheca Lusitana, vol. III]