D. PEDRO DE VILLAS-BOAS E SAMPAYO. Naceo em a Cidade do Porto a 26 de Abril de 1691, e foraõ seus Pays Antonio de Villas-Boas e Sampayo Senhor do Paço de Villas-Boas, e Desembargador da Relaçaõ daquella Cidade, de quem se fez larga memoria em seu lugar, e sua mulher Dona Maria Ferraz de Almeida. Aplicou-se na Universidade de Coimbra á Jurisprudencia Cesarea, onde recebido o grao de Doutor nesta Faculdade a 12 de Outubro de 1713, foy admitido ao Collegio de S. Pedro a 31 de Julho de 1719. Depois de ser Conductario com privilegios de Lente, Desembargador da Relaçaõ do Porto com exercicio nas Ferias por despacho de 20 de Fevereiro de 1731. Deputado do Santo Officio da Inquisiçaõ de Coimbra, foy eleito Prelado da Santa Igreja de Lisboa, donde subio a Bispo de Elvas, em cuja dignidade o sagrou o Emminentissimo Patriarca de Lisboa D. Thomaz de Almeida a 13 de Janeiro de 1743. Entrou na sua Diocese a 19 de Março do dito anno, onde experimentada a sua tolerancia com huma grave enfermidade, falleceo a 14 de Junho de 1743, quando contava 51 annos de idade. Compoz

Fasciculus sententiarum ad exornandam Epitomen Juridicam pro afferendo jure Doctorum Legum ad Canonicatus doctorales. Conimbricae apud Antonium Simoens Ferreira. 1738. 4.

Compendio de Doutrina Christã para instruçaõ, e utilidade dos seus subditos. Lisboa por Miguel Manescal da Costa 1743. 8.

 

 [Bibliotheca Lusitana, vol. III]