SEBASTIAÕ DA COSTA DE ANDRADE, natural de Lisboa, filho de Antonio da Costa de Andrade, e Maria de Novaes. Estudou a sublime Faculdade de Theologia em a Universidade de Coimbra, e depois de receber nella a borla doutoral foy admitido ao Collegio real de S. Paulo a 7 de Julho de 1597. Teve vasta noticia das Escrituras, e dos Santos Padres por cuja causa mereceo aclamaçoens publicas no pulpito, sendo dos celebres Prégadores da sua idade. Foy Conego Magistral da Sé de Evora, Comissario da Bulla neste Arcebispado, e delle Governador por morte do Arcebispo D. Alexandre de Bragança. Recusou o Bispado de Cabo-Verde. Foy Testamenteiro do Arcebispo D. Theotonio de Bragança juntamente com seu sobrinho D. Francisco de Almeida D. Joaõ de Bragança, e o Prior da Cartuxa para que estando auzentes os dous primeiros, elle com o Prior executassem os legados do Testamento. Falleceo em Evora a 19 de Junho de 1612. Jaz sepultado na Capella do Santissimo Sacramento da Cathedral de Evora, onde por sua ultima disposiçaõ deixou tres Missas pela sua alma, as quaes seriaõ cantadas no Altar mór; a primeira a 14 de Setembro dia da Exaltaçaõ da Cruz; a segunda na primeira quarta feira do mez de Março, e a terceira a 3 de Mayo dia da Invençaõ da Cruz com mais seis Missas rezadas, e seis Anniversarios. Delle se lembraõ com louvor Diana Resol. Moral. Tom. 3. de Horis Canoc. Resol. 27. §. 1. & Part. 6. Tract. 13. Miscel. 1. Resolut. 35. Nicol. Ant. Bib. Hisp. Tom. 2. pag. 125. col. 1. Jacob Lelong. Bib. Sacra pag. mihi 687. col. 1. D. Nicol. de Santa Maria Chron. dos Coneg. Reg. Part. 2. liv. 10. cap. 17. n. 14. Joan. Soar. de Brito Theatr. Lusit.  Litter. lit. S. n. 4. Magna Bib. Ecceles. Tom. 1. p. 436. col. 1. Nogueira de Bulla Cruciat. Disp. 20. n. 65. Barbosa Mem. do Colleg. real de S. Paulo. p. 107, e no Archiat. Lusit. p. 23.

Doctrina quãtus! quantus pietate Sebastus!

Ille colet Divos, celebrat quos Ebora Sacra:

Docta libris tradet, clara modo voce tonabit;

Rejiciet meritos demisso pectore honores,

Infula nec Divi Jacobi oblata placebit.

Compoz

Quaestionariam variae Theologiae ad explicationem Bullae Cruciatae. Eborae apud Emmanuelem de Lyra 1606. 4.

Officia propria Ecclesiae Eborensis. ibi apud eumdem Typog. 1607. 4.

Compoz estes Officios por ordem do Senhor D. Alexandre Arcebispo de Evora, e do seu Cabbido, como consta de duas Cartas que ambos escreveraõ ao Pontifice. Diz a primeira Doctor Sebastianus à Costa de Andrade vir & litteris, & moribus praestantissimus, & Magistralis nostrae Ecclesiae Canonicus insignis. A segunda que he do Cabbido. Provincia haec Doctori Theologo Sebastiano à Costa de Andrade Canonico Magistrali hujus Ecclesiae viro in divinis litteris versatissimo demandata est.

Commentaria in Threnos, & Orationem Jeremiae prophetae. Lugduni apud Horatium Cardon. 1609. 8.

Sermaõ nas Exequias da Rainha D. Margarida de Austria celebradas na Santa Sé de Evora em 19 de Dezembro de 1611. Lisboa por Jorge Rodrigues 1611. 4.

Sermaõ do Auto da Fé celebrado em Evora a 19 de Fevereiro de 1612. M. S.

Exposiçaõ sobre hum Psalmo. M. S.

Questoens moraes sobre cousas tocantes á Irmandade da Misericordia de que foy Irmaõ em Evora no anno de 1602. M. S.

Tratado sobre se he bem, que na Procissaõ que a Misericordia faz por dia de Todos os Santos para trazer os Ossos dos Enforcados se leve o Crucifixo da Confraria. M. S.

De bono mortis. Deixou-o imperfeito.

 

 [Bibliotheca Lusitana, vol. III]