SALVADOR SOARES COTRIM, Sargento mór da Villa das Pias, naceo em a Villa de Thomar recebendo a primeira graça a 25 de Dezembro de 1654 na Igreja da Collegiada de S. Joaõ Bautista. Teve por progenitores a Sebastiaõ Collasso Cotrim, e Maria Soares. Aprendeo os rudimentos da Latinidade em Casa de seu Tio Fr. Pedro Vaz Cotrim Ouvidor, e Administrador da Prelazia de Thomar com a residencia de Vigario de S. Luiz da Villa das Pias devendo á sua educaçaõ o feliz progresso que fez em toda a vida nos estudos Historicos, Poeticos, e Genealogicos dos quaes deixou authenticos testemunhos. Cazou com D. Maria de Sousa de quemnaõ teve descendencia. Foy ornado de natural corpulencia, aspecto grave, trato urbano, e genio primoroso. Falleceo no lugar do Beco termo da Villa de Bornes a 27 de Mayo de 1734, quando contava 80 annos de idade conservando a vista taõ perspicaz até a morte como a teve quando naceo. Jaz sepultado na Parochia de Santo Aleixo do mesmo lugar. Compoz

Dous Sonetos, e hum Romance Endecasylabo em louvor do P. Antonio Carvalho da Costa Author da Corografia Portugueza. Sahiraõ no 1. e 3. Tomo desta obra ao principio. Lisboa por Valentim da Costa Deslandes 1706. fol. e na Officina Deslandeliana 1712. fol.

Descendencia de D. Gonçalo de Sousa Alcaide mór de Thomar. fol. M. S. Conserva-se em poder dos possuidores da Quinta do Paço termo de Thomar, e solar de seus Antecessores.

Geraçaõ dos Soares Cotrins com outros apelidos vinculados. fol. M. S. volume grande.

Familias dos Cotrins, e Carvalhos do Becco. Conserva-se em poder de Salvador Soares Cotrim sobrinho do Author muito perito no estudo genealogico, a cuja generosa benevolencia devemos esta noticia.

Topographia da Villa das Pias. fol. M. S. Conserva-se em poder do dito sobrinho do Author.

 

 [Bibliotheca Lusitana, vol. III]