RUY DE FIGUEIREDO DE ALARCAM, filho de Jorge de Figueiredo, e D. Maria da Sylva. Na guerra em que Portugal sustentava contra Castella a justiça com que aclamara por seu legitimo Soberano a ElRey D. Joaõ o IV. exercitou o posto de Fronteiro mór, e Governador das Armas da Provincia de Tras os Montes, dando em diversas ocazioens illustres argumentos da sua fidelidade, e valor. Foy cazado com D. Maria de Menezes, filha de Pedro Alvares Cabral, Senhor de Azurara, e Alcaide mór de Belmonte, e D. Leonor de Menezes; filha de D. Joaõ de Menezes, Commendador de Penamacor, de quem teve a Pedro Figueiredo de Alarcaõ. Para perpetuar na posteridade as suas açoens militares as escreveo nas seguintes relaçoens.

Relaçaõ do sucesso que Ruy de Figueiredo. Fronteiro da arraya de Tras os Montes teve na entrada que fez no Reino de Galiza. Lisboa por Manoel da Sylva 1641. 4.

Segunda relaçaõ de alguns sucessos venturosos que teve Ruy de Figueiredo Fronteiro mór da Villa de Chaves na entrada que fez em alguns lugares de Galiza nos ultimos dias de Agosto te se recolher á dita Villa. ibi pelo dito Impressor 1641. 4.

Terceira relaçaõ do sucesso que teve Ruy de Figueiredo de Alarcaõ nas Fronteiras de Chaves, Monte Alegre, e Monsorte segunda feira 9 de Setembro de 1641. ibi pelo dito Impressor 1641. 4.

Relaçaõ da Vitoria que Ruy de Figueiredo houve na sua Fronteira sinco legoas de Miranda em Brandelhanes terra de Castella em que por sua ordem se achou com elle Pedro de Mello Capitaõ mór de Miranda. ibi por Jorge Rodrigues

  1. 4.

 

 [Bibliotheca Lusitana, vol. III]