Fr. SEBASTIAÕ DA CONCEIÇAM, chamado no seculo Sebastiaõ Caldeira de Brito, naceo em a Villa da Certãa do Priorado do Crato na Provincia do Alentejo a 2 de Novembro de 1663. Sendo seus Progenitores Antonio Caldeira de Brito, e D. Catherina da Costa Mança de igual nobreza á de seu Consorte. Deixando resolutamente o seculo abraçou o severo instituto dos Carmelitas Descalços no Convento de N. Senhora dos Remedios de Lisboa a 2 de Novembro de 1679, e fez a profissaõ solemne a 3 do dito mez do anno seguinte. Aprendeo as sciencias escolasticas, que dictou aos seus domesticos. Depois de ter exercitado os lugares de Procurador Geral Prior do Convento de Figueiró, e Reitor do Collegio de Coimbra foy eleito Provincial em 17 de Abril de 1712. Assistindo no Capitulo geral celebrado em Alcala de Henares a 30 de Abril de 1718 concorreraõ unanimes os votos para ser Geral da Congregaçaõ de Espanha sendo o primeiro Portuguez, que possuio esta dignidade. No tempo do seu Generalato erigio a S. Joaõ da Cruz companheiro da Serafica Virgem Santa Tereza na reforma do Carmelo, hum Convento em Ontiveros nas Casas em que o Santo tinha nacido, a cuja sagrada funçaõ assistio o Bispo de Salamanca com grande numero de Nobreza. Restituido a Portugal praticou com exemplar observancia os preceitos do seu instituto, até que piamente falleceo no Convento de Evora a 8 de Setembro de 1733, quando contava 70 annos de idade, e 54 de Religiaõ. No tempo que era Geral escreveo em 3 de Janeiro de 1720 aos seus subditos a seguinte obra que intitulou

Estimulos del Amor divino, incentivos, y soplos para acender y augmentar las llamas deste divino fuego en las almas Christianas, y religiosas. Madrid 1720. 4.  Naõ tem nome do Impressor.

Fr. Mart. a D. Joan. Bautist. Bib. Carm. Excalç. pag. 352 lhe chama Hispanica, Congregationis splendidum jubar. O addicionador do Diar. Portug. do P. Francisco de S. Maria faz delle mençaõ Tom. 2. pag. 328. onde se equivocou no dia do seu obito collocando-o em 8 de Julho, sendo certamente em 8 de Setembro.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. III]