Fr. RODRIGO DO PORTO, cujo apellido denota o lugar que lhe deo o berço, religioso da Serafica Provincia da Piedade, e dos primeiros professores de taõ austero instituto, sendo Secretario no Capitulo celebrado em Borba a 8 de Setembro de 1514. Foy ornado de singulares virtudes, e profundamente instruido na Theologia Moral publicando sem o seu nome a obra seguinte que foy a primeira summa de Moral, que sahio em lingoa vulgar neste Reino merecendo repetidos elogios do grande Doutor Martim Asplicueta Navarro Oraculo da Jurisprudencia Canonica, em cuja obra depois trabalhou Fr. Antonio de Azurara da mesma Provincia do qual se fez mençaõ em seu lugar.

Manual de Confessores, e penitentes, que clara, e brevemente contem a universal, e particular decizaõ de quazi todas as duvidas que nas confissoens soem occorrer dos peccados, e absolviçoens, restituiçoens, e censuras. Composto por hum Religioso da Ordem de S. Francisco da Provincia da Piedade. Coimbra por Joaõ de Barreira, e Joaõ Alvares imprimidores da mesma Universidade. Acabou-se aos XXVII dias do mez de Julho de MD.XLIX. Na Censura que por ordem do Cardial D. Henrique fez a esta obra o Doutor Martim de Asplicueta Navarro diz que ninguna obra de su tamaño se imprimio ni en latin, ni en romance Portuguez, Castelhano, ni Francez tan provechosa y segura para los Confessores, e penitentes como esta. Sahio segunda vez com este titulo.

Manual de Confessores &c. composto antes por hum Religioso da Ordem de S. Francisco da Provincia da Piedade e visto, e em alguns passos declarado pelo muy famoso Doutor Martim de Asplicueta Navarro Cathedratico jubilado de Prima em Canones na Universidade de Coimbra, e depois com summo cuidado, e estudo taõ reformado, e accrecentado pelo mesmo Author, e o dito Doutor em materias, sentenças, e allegaçoens, e estylo que póde parecer outro. Coimbra pelos ditos Impressores 1552. 8. Terceira vez impresso Salamanca por André de Portonariis Impressor de Sua Magestade. 1557. 4. onde se diz no frontispicio. Compuesto por el Doutor Martim de Asplicueta Navarro por la orden de un pequeno que en Portuguez hizo un Padre pio de la piissima Provincia de la Piedad. Sahio Coimbra por Joaõ de Barreira 1560. 4. No prologo diz o Doutor Navarro. Hum Padre muy reverendo, e amigo nosso Francisco da religiosissima Provincia da Piedade fez em Portuguez hum Manual pequeno antes que nós compuzesemos este grande, e por alguns justos respeitos quiz que se imprimisse sem o seu nome. Ultimamente se publicou com este titulo.

Compendio, e summario de Confessores tirado de toda a substancia de Manual copilado, e abreviado por hum religioso Frade Menor da Ordem de S. Francisco da Provincia da Piedade. Accrecentaraõ-se-lhe em os lugares convenientes as cousas mais commuas que se ordenaraõ em o Santo Concilio Tridentino. Vizeu por Manoel Joaõ Impressor do Senhor Bispo 1569. 8. e Braga por Gonçalo Fernandes Impressor de sua S. R. 1579. 8.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. III]