Affonso Celso de Assis Figueiredo, – Nasceu na capital de Minas-Geraes a 21 de fevereiro de 1837 sendo seus pães João Antonio Affonso e dona Maria Magdalena de Figueiredo Affonso.

Formado em direito pela faculdade de S. Paulo em 1858, ainda estudante se dera ao exercicio da advocacia; exerceu o cargo de official do gabinete dos presidentes Diogo de Vasconcellos e Fernandes Torres; serviu em sua provincia, depois de formado, os cargos de sacretario da policia, inspector da the ouraria provincial. procurador fiscal da tesouraria geral, e deputado provincial por diversas vezes; representou a provincia de Minas-Geraes na camara, temporaria nas legislaturas 12ª, 13ª e 17ª, sando eleito e escolhido senador do Imperio no ultimo anno desta legislatura (1879); foi ministro e secretario de estado dos negocios da marinha no gabinete de 3 de agosto de 1866, e ministro da fazenda no gabinete de 5 de Janeiro de 1878, no qual administrou tambem, interinamente, a pasta do imperio ; é do conselho da sua magestade o Imperador, e advogado na côrte.

A seus esforços deve a provincia, que representa, sua primeira empreza industrial e muitos melhoramentos.

Distinguido pela côrte de Hespanha com a grã-cruz da ordem de Izabel  a Catholica, e com a grã-cruz da ordem do Leão Neerlandez, agradeceu sem aceitar taes honras; faz parte de diversas associações litterarias e beneficentes desde seu curso juridico ; foi fundador do club da Reforma e principal redactor do orgão deste club:

-A Reforma: orgão democratico, Rio de Janeiro, 1869 a 1879 – O 1º numero desta folha sahiu a 12 de maio d’aquelle anno, e o ultimo a 31 de janeiro deste, Antes disto, fundara e redigira:

– O Progressista. Ouro-Preto, 1859 a 1863 – À vinda do conselheiro Affonso Celso para: a côrte em 1863, como deputado, passou esta empreza a outros.

Escreveu mais:

– A esquadra e a opposição parlamentar. Rio de Janeiro, 1868, 92 pags. in-4.º

– As finanças do Imperio. Rio de Janeiro, 1876 – Este volume se compõe de uma collecção de’ artigos, dados á estampa na Reforma.

– As finanças da regeneração: estudo politico, offerecido aos mineiros. Rio de Janeiro, 1877.

– A commissão brazileira incumbida da construcção do Independencia perante o conselho de guerra. Rio de Janeiro, 1877.

– Discurso pronunciado em sessão da camara quatriennal de 18 de abril de 1879, pelo conselheiro …. ministro da fazenda. Rio de Janeiro, 1879. 35 pags. in-4º

– Discursos na sessão legislativa de 1879 – Rio de Janeiro, 1881, 923 pags. in-4.º

– Reforma das faculdades de medicina: discursos proferidos no senado em diversas sessões de 1882, pelos conselheiros P. Leão Velloso, ministro, do imperio e Affonso Celso de Assis Figueiredo. Rio de Janeiro, 1883.

– Novissimo repertorio da reforma judiciaria. Rio de Janeiro, 1876 – Este livro foi publicado sob o pseudonymo de um magistrado e já teve segunda edição.

– Reforma administrativa provincial e municipal: parecer e projectos do senador Affonso Celso. Rio de Janeiro, 1883 – E’ um volume de 300 pags. in-8°, em que o autor expõe estudos feitos sobre o assumpto na qualidade de membro de uma commissão nomeada pelo governo para este fim, perante a qual têm de ser apresentados esses estudos.

Ha do conselheiro Alfonso Celso diversos relatarias, escriptos durante o tempo em que exercêra os cargos, já mencionados, de ministro de estado, assim como diversos trabalhos do mesmo exercicio, entre os quaes :

– Reorganisação da contadoria de marinha: decreto n. 4217 de 20 de junho de 1868. Rio de Janeiro, 1868.

– Reorganisação da secretaria de estado dos negocios da marinha: decreto n. 4174 de 6 de Novembro da 1868. Rio de Janeiro, 1868.

– Confidencias e reservados expedidos pelo gabinete do conselheiro Dr. Affonso Celso de Assis Figueiredo (1866-1868) relativos à guerra do Paraguay – ineditos, 138 fls. não numeradas. Este volume foi presente à exposição de historia do Brazil de 1881.

Ha finalmente diversos escriptos seus em periodicos e revistas desde o Ensaio Philosophico, e Correio Paulistano dos quaes fóra collaborador.

 

[Augusto Victorino Alves Sacramento Blake, Diccionario Bibliografico Brazileiro, vol. 1]