SEBASTIAÕ DO VALLE PONTES Naceo na Cidade da Bahia Capital da America Portugueza a 20 de Janeiro de 1663. Foraõ seus Pays Joaõ do Valle Pontes, e Brites de Azevedo. Estudou Filosofia no Collegio patrio dos Padres Jesuitas, onde recebeo o grao de Bacharel, e passando á Universidade de Coimbra se aplicou á Faculdade dos sagrados Canones, nos quaes fazendo Formatura com aprovaçaõ dos Cathedraticos se restituhio á sua Patria, e nella exercitou o lugar de Advogado de Causas Forenses. Ordenado de Presbytero pelo Arcebispo da Bahia D. Fr. Manoel da Resurreiçaõ o nomeou seu Provisor, e Vigario Geral, cujos lugares, como o de Desembargador da Relaçaõ Ecclesiastica exercitou com tanta rectidaõ, que nelles foy conservado pelos Illustrissimos Arcebispos Dom Joaõ Franco de Oliveira, Dom Sebastiaõ Monteiro da Vide, e D. Luiz Alvares de Figueiredo. De Conego da Cathedral da Bahia subio a Mestre Escola, e ultimamente a Deaõ, e como nestes lugares assistisse continuamente no Coro pelo espaço de quarenta annos lhe concedeo o Pontifice faculdade para perceber os frutos do Deado sem a frequentaçaõ do Coro, de cuja dispensa nunca se aproveitou. Foy exemplar do Estado Ecclesiastico, descobrindo-se no seu semblante as mortificaçoens com que macerava o corpo. Prégava com grande fervor sendo todo o seu intento extirpar vicios, e  lantar virtudes. Cheyo de annos, e muito mais de merecimentos, falleceo piamente na patria a 10 de Abril de 1736, quando contava 72 annos, dous mezes, e 21 dias de idade. Publicou

Sermaõ no segundo dia, e Sessaõ do Synodo Diecesano, que na Sé Cathedral da Bahia celebrou o Illustrissimo Senhor D. Sebastiaõ Monteiro da Vide, Arcebispo Metropolitano da mesma Cidade, e Estado do Brasil. Lisboa por Miguel Manescal Impressor do S. Officio 1709. 4.

Sermaõ em acçaõ de graças, que na Sé Cathedral da Bahia se celebrou pelos felicissimos Casamentos dos Serenissimos Senhores Principes de Portugal, e Castella. Lisboa por Manoel Fernandes da Costa Impressor do S. Officio. 1729. 4.

Oraçaõ Funebre nas Exequias do Illustrissimo e Reverendissimo Senhor D. Rodrigo de Moura Telles Arcebispo, e Senhor de Braga Primaz das Hespanhas do Conselho de Estado, e Sumilher da Cortina de S. Mag. celebradas na Cathedral da Bahia a 28 de Março de 1729. Ibi na Officina da Musica 1730. 4.

Oraçaõ Funebre nas Exequias do Santissimo Padre Benedicto XIII. Nosso Senhor, celebradas pontificalmente na Cathedral da Bahia a 13 de Julho de 1730. Lisboa na Officina Augustiniana. 1732. 4.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. III]