SEBASTIAÕ DA ROCHA PITTA, Fidalgo da Casa de Sua Magestade, Cavalleiro professo da Ordem de Christo, Coronel do Regimento da Ordenança da Cidade da Bahia, e dos Privilegiados della, e Academico Supranumerario da Academia Real da Historia Portugueza, naceo na Bahia de todos os Santos Capital da America Portugueza a 3 de Mayo de 1660. Foraõ seus Progenitores Joaõ Velho Goudim, e D. Brites da Rocha Pitta. Teve bastante intelligencia assim das lingoas Italiana, e Castelhana, como da Historia secular, Genealogia, e Poetica como publicaõ os muitos Versos que escreveo cheyos de vozes cadentes, e conceitos sublimes. Morreo na patria a 2 de Novembro de 1738, quando contava 78 annos de idade. Compoz

Breve Compendio, e narraçaõ do funebre espectaculo, que na insigne Cidade da Bahia cabeça da America Portugueza se vio na morte delRey D. Pedro II. De gloriosa memoria Senhor Nosso. Lisboa por Valentim da Costa Deslandes Impressor delRey 1709. 4. Alêm da narraçaõ historica estaõ do mesmo Author 3  Sonetos, e hum Romance Castelhano. Summario da vida, e morte da Excellentissima Senhora D. Leonor Jozefa de Vilhena, e das exequias, que se celebraraõ ás suas memorias na Cidade da Bahia. Lisboa por Antonio Pedroso Galraõ 1721. 4. Nesta obra estaõ do mesmo Author 3 Sonetos 2 Decimas, e hum Romance.

Historia da America Portugueza desde o anno de 1500 do seu Descobrimento até o de 1724. Lisboa por Jozé Antonio da Sylva Impressor delRey, e da Academia 1730. fol. Desta obra fazem mençaõ o addicionador da Bib. Occid. de Antonio de Leaõ. Tom. 2. pag. 684. e as Memorias de Trevoux.

 

 [Bibliotheca Lusitana, vol. III]