P. SEBASTIAÕ DE MAGALHAENS. Naceo na Cidade de Tangere antiga Colonia dos Portuguezes situada na Regiaõ Africana. Foraõ seus Progenitores Manoel de Sousa de Magalhaens, e Antonia Fernandes de Araujo. Ao tempo que estudava na Universidade de Coimbra entrou na Companhia de Jesus em o Noviciado da mesma Cidade no 1 de Mayo de 1655, quando contava 20 annos de idade. Tanto se distinguio o seu talento na comprehensaõ das sciencias severas, que as dictou com aplauso na Universidade de Evora, e Collegio de Santo Antaõ de Lisboa. A sua prudente madureza lhe adquirio os lugares de Reitor do Collegio de Lisboa duas vezes, de Preposito da Casa professa de S. Roque de Provincial, e de Confessor da Magestade de D. Pedro II. cujo ministerio administrou com igual rectidaõ, que benevolencia. Falleceo na Casa professa de S. Roque, a 23 de Julho de 1709, quando contava 74 annos de idade, e 54 de Religiaõ. Ao dia seguinte lhe cantaraõ os Religiosos da Santissima Trindade presidindo o seu Provincial o Officio, e Missa de Defuntos em retribuiçaõ da grande actividade que aplicou sendo Preposito de S. Roque a extinguir o fogo que devorou grande parte do seu Convento. Faz da sua pessoa larga memoria o P. Franco Imag. da Virt. do Nov. de Coimb. Tom. 2. liv. 4. cap. 45. Verteo da lingoa Latina do Padre Francisco Rougemont Jesuita em a materna
Relaçaõ do Estado politico, e espiritual do Imperio da China pelos annos de 1659 escrita em latim pelo Padre Francisco Rogemont da Companhia de Jesus Flamengo Missionario Apostolico no mesmo Imperio da China. Lisboa por Joaõ da Costa 1672. 4.
Suposto que esta traduçaõ naõ tenha o nome do traductor, declara ser o Padre Sebastiaõ de Magalhaens a Bib. Societ. pag. 249. col. 1. e o novo addicionador da Bib. Orient. de Antonio de Leaõ. Tom. 1. col. 119. col. 1.
[Bibliotheca Lusitana, vol. III]