LOURENÇO BAPTISTA FEYO. Nasceo em Lisboa a 9. de Agosto de 1696. Onde teve por progenitores o Doutor Ioaõ Baptista Monteiro professor insigne de Medecina por cuja faculdade mereceo na Corte distintas estimaçoens, e D. Angelica dos Serafins Feyo igualmente ornada de fermosura, que innocencia de custumes. Aprendidas as letras humanas, e Filosofia na patria frequentou a Universidade de Coimbra aplicado á sublime Faculdade da Theologia em que fez taes progressos a sua perspicaz comprehençaõ, que recebeo as insignias Doutoraes com aplauzo de todos os Cathedraticos. A sua grande litteratura unida a procedimento incorrupto o fizeraõ digno de ser Beneficiado da Parochial Igreja de S. Pedro de Coimbra, Conego Magistral da Cathedral do Algarve, Examinador Sinodal do mesmo Bispado, Comissario do Santo Officio, Academico Supranumarario da Academia Real, e ultimamente Prelado da Santa Igreja de Lisboa de que tomou posse a 16. de Mayo de 1739. O talento, de que o ornou a natureza para as especulaçoens Theologicas foy igual para as declamaçoens Evangelicas merecendo lugar distinto entre os Oradores Sagrados e publicando como primicias deste argumento as seguintes produçoens.

Sermaõ que na duplex solemnidade dos Santos Gonzaga, e Stanislao em dous dias dividida celebrou o Collegio de Santiago da Companha de JESUS da Cidade de Faro com assistencia do mesmo Cabido a quem coube a festividade do primeiro Santo em o primeiro dia 6. de Setembro de 1727. Lisboa por Miguel Rodrigues 1728. 4.

Sermaõ da Mãy de Deos Senhora do Monte do Carmo prégado no dia da sua solemne Commemoraçaõ na Igreja, e Festa de seus Irmaõs Terceiros da Cidade de Faro. Lisboa por Manoel Fernandes da Costa 1731. 4.

Sermaõ da Cinza pregado na Sé da Cidade de Faro. Lisboa por Antonio Isidoro da Fonceca 1739. 4.

Allegaçaõ Theologico-Juridica em que se manifesta a justificada rezaõ com que os Doutores Magistraes das Sés, e Theologos Seculares do habito de S. Pedro intentaõ excluir dos concursos dos Beneficios da Universidade aos Reverendos Padres Mestres Conegos Seculares da Congregaçaõ de S. Ioaõ Evaligelista na pessoa do Reverendo Doutor Luiz de Santo Antonio Salazar Jordaõ. Lisboa por Mauricio Vicente de Almeyda 1733. fol. Sahio sem o nome.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. III]