Fr. LOURENÇO DE SANTA THEREZA naceo em a Cidade do Porto a 10. de Agosto de 1705. onde teve por pays a Joaõ Baptiza Vieira, e Thereza Correa Baptista. Estudados os primeiros rudimentos em que mostrou agudeza de engenho abraçou o instituto Serafico no Convento de S. Francisco da sua patria a 5. de Agosto de 1722. professando solemnemente a 10. do dito mez do anno seguinte. Depois de estudar Filosofia no Convento da Guarda, e Theologia no Collegio de S. Boaventura em Coimbra sahio taõ perito nestas Faculdades, que foy eleito para Mestre dos primeiros que as dictaraõ no Real Convento de Mafra onde na Cadeira da Theologia Moral sustentou seis Conclusoens publicas com grande credito da sua litteratura. Restituido á sua Provincia leo Filosofia em o Convento de Bragança, e actualmente ocupa o lugar de Comissario dos Terceiros em a sua patria com grande aproveitamento espiritual dos seus alumnos. Compoz.

Oratio habita coram Excellentissimo Domino D. Frati Josepho Maria da Fonceca, e Evora Portucalensi Episcopo dignissimo in Ecclesia Seraphici Parentis ejusdem Civitatis Caenobii antequam certamen Theologicum aggrederetur. Sahio nos Aplauzos dedicados ao mesmo Prelado em a Cidade do Porto. pag. 267. Lisboa na Officina Sylviana 1745. 4.

Aplauso publico, que ao insigne, e preclarissimo Lusitano Santo Antonio Protector, e Titular fez o officio de Tanoeiro da Cidade do Porto no anno de 1743. Porto. Na dita Officina 1743. 4. Sahio sem o seu nome.

Devoçaõ Novenaria em que pode exercitarse huma alma devota a Jesu, Christo no seu pacientissimo, dolorosissimo, e cruelissimo, Passo dos Açoutes á Columna. Porto na Officina Episcopal de Manoel Pedrozo Coimbra 1647. 8.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. III]