THOMAZ PINTO BRANDAM, naceo em a Cidade do Porto, e na Cathedral recebeo a primeira graça a 12 de Março de 1664. Foy filho de Gonçalo Pinto Camello, e de Izabel Brandoa. A natureza o dotou de genio jovial, e mordacidade discreta com que metrificava na lingoa materna, e Castelhana merecendo universal aplauso as suas obras com que alegrava a Corte. Ainda que experimentou por toda a vida os calamitozos effeitos da pobreza infallivel patrimonio dos Professores da Poesia, dissimulou judiciosamente esta injustiça da fortuna vivendo com summa alegria, até que chegando o dia de 31 de Outubro de 1743 passou de mortal a eterno, quando contava quazi 80 annos de idade. Jaz sepultado no adro do Convento das Religiosas do Calvario de Lisboa. Dos seus Versos se podiaõ formar muitos volumes, dos quaes lograraõ da luz publica os seguintes.

Pinto renacido empenado, e desempenado. Primeiro Voo. Lisboa na Officina da Musica. 1732. Consta de Sonetos, Decimas, Romances, e Oitavas a diversos Assumptos.

Aos acertados Cazamentos do Excellentissimo Conde de Vimioso, filho do Excellentissimo Marquez de Valença com a Excellentissima Senhora D. Luiza de Lorena filha, e neta dos Excellentissimos Marquezes de Alegrete. Lisboa na Officina da Musica 1728. 4. He hum Romance.

Sylva ás Festas da Canonizaçaõ de S. Joaõ da Cruz celebrada pelo Convento do Carmo de Lisboa. Sahio nas Memor. Hist. Paneg. e Metric. com que o Convento do Carmo celebrou esta Canonizaçaõ. Lisboa por Miguel Rodrigues 1728. 4. a pag. 396.

Primeira Parte da Procissaõ dos Cativos no anno de 1729. 4. Naõ tem lugar da impressaõ. Consta de hum Romance.

Retrato em papel, e em summa da real Procissaõ de Corpus. Lisboa na Officina da Musica 1731. 4. Romance.

Aos declarados encubertos. Lisboa na mesma Officina 1730. Romance. 4.

Pratica de tres Cabeças em tres discursos. Lisboa por Pedro Ferreira. He hum Romance. As tres Cabeças eraõ de tres ladroens justiçados em Lisboa.

Festas e mais festas escritas, e dadas em bom Romance. Lisboa na Officina da Musica 1730. 4.

Relaçaõ nova do fogo do Castello. ibi na dita Officina 1729. 4. Sylva

Obra nova. Sylva a huma reprezentaçaõ bellica que se fez no Terreiro do Paço.

Vida, e morte de hum Coelho morto pela Serenissima Princeza dos Brasis. Ibi na mesma Officina, e anno.

Boas vindas reaes dadas, cantadas, ou tocadas. ibi na dita Officina 1729. 4. Sylva.

Alegres Festas Aleluya. ibi na dita Officina 1729. 4.

Verdades pobres ditas em Portugal, e nos Algarves daquem e dalem America, Africa, Etiopia &c. Primeira Parte. Offerecida á Magestade delRey D. Joaõ V. Nosso Senhor em o anno 1717. Consta de varios generos de Metros, cujo Original conservo em meu poder escrito em admiravel letra.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. III]