D. THEREZA ANTONIA EUGENIA MALDONADO DA GAMA LOBO E SYLVA. Naceo em a Cidade de Evora, onde teve por Progenitores a D. Joaõ Maldonado de Azevedo Desembargador do Porto, e a D. Brites Pereira da Gama Lobo de igual nobreza á de seu Consorte. Os dotes de que abundantemente a ornou a natureza, impelliraõ as principaes pessoas da Provincia do Alentejo para a pertencerem para Esposa, cujas pertençoens despresou heroicamente celebrando os seus desposorios com o divino Cordeiro em o Serafico Convento de Santa Clara da sua patria no anno de 1694. Desde a primeira idade teve genio para a Poezia vulgar dedicando a mayor parte dos seus versos a assumptos sagrados, dos quaes se podiaõ formar hum volume. Os que lograõ da luz publica saõ os seguintes.

2 Romances a la Serenissima Senora Princeza del Brasil nuestra Senora en su felicissima venida a Portugal. fol. Naõ tem lugar da Impressaõ.

A la muerte de la Serenissima Señora D. Francisca Infanta de Portugal. fol. Naõ tem lugar da Impressaõ. Consta de hum Soneto, e hum Romance.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. III]