Fr. THOMÉ DA CONCEIÇAM, natural de Lisboa, onde teve por Pays a Joaõ da Costa, e Maria de Guala. Abraçou o instituto Carmelitano no Convento patrio a 19 de Junho de 1649, e professou solemnemente a 14 do dito mez do anno seguinte. Sendo admitido para Collegial do Collegio de Coimbra aprendeo as sciencias escolasticas com que instruio aos seus domesticos. Pela madureza do seu talento ornado de virtudes religiosas, foy Secretario da Provincia, primeiro Definidor, Prior do Convento de Lisboa, e Provincial eleito a 8 de Mayo de 1677, Presidente do
Capitulo celebrado a 11 de Abril de 1693, e Comissario Geral por nomeaçaõ do Geral da Ordem Fr. Joaõ Feixo de Villa-Lobos. Foy Examinador das Tres Ordens Militares, e Deputado do S. Officio, de que tomou posse a 26 de Mayo de 1695 . Conciliou as estimaçoens das mayores Pessoas da Corte assim Ecclesiasticas, como Seculares. Falleceo no Convento patrio a 2 de Julho de 1701. Delle fazem memoria honorifica, Antonio Carvalho da Costa Corog. Portug. Tom. 3. liv. 2. Trat. 8. cap. 47. e Fr. Manoel de Sá Mem. Hist. dos Escrit. do Carm. da Prov. de Portug. p. 476.
Compoz
Sermaõ da Canonizaçaõ de S. Maria Magdalena de Pazzi na solemnidade, que lhe dedicaraõ as Religiosas Carmelitas Calçadas do Convento de Nossa Senhora da Conceiçaõ de Lagos. Sahio no Forast. Admirad. Part. 2. a pag. 103. Lisboa por Antonio Rodrigues de Abreu 1672. fol.
[Bibliotheca Lusitana, vol. III]