VALENTIM DE SÁ, natural de Lisboa, Cosmografo mór do Reino, em cuja Faculdade foy peritissimo, como em todas as disciplinas Mathematicas. Delle fazem honorifica memoria Joan. Soar. de Brito Theatr. Lusit. Litter. lit. V. n. 2. Joaõ Franco Barreto Bib. Portug. M. S. e o addicionador da Bib. Naut. de Antonio de Leaõ Tom. 2. col. 1173. Publicou

Regimento de Navegaçaõ, em que se contem hum breve summario dos principaes circulos da esfera material, regras para se conhecer a altura do Polo, Sol, e Estrellas; como se devem fazer as derrotas de hum lugar a outro, como se conhecerá a variaçaõ da agulha, e se dará o resguardo. Lisboa por Pedro Crasbeeck 1664. 4.

Advertencias sobre o instrumento de navegar do Sol, que inventou Joaõ Pereira Corte-Real General da Armada, e do Conselho delRey, o qual por oito vezes passou a carreira da India Oriental, e Indias Occidentaes, donde extrahio muitas noticias para aquelles que navegarem pelo mar Occeano, e Indico. Estas advertencias sahiraõ Lisboa 1640. como diz o allegado Joaõ Franco Barreto. Naõ sey se esta obra he differente da que está assima escrita.

 

 [Bibliotheca Lusitana, vol. III]