D. Fr. VICTORIANO DO PORTO, chamado no seculo Victoriano da Costa, naceo em a Cidade que tomou por apelido na Religiaõ a 30 de Janeiro de 1651. Foraõ seus Progenitores o Licenciado Manoel da Costa Neves, e Maria Barbosa de Barros. Frequentou a Universidade de Coimbra estudando Jurisprudencia Canonica, em cuja Faculdade fez formatura. Pela penetraçaõ do juizo se fez digno de ocupar os mayores lugares, porém a todos preferio o estado de Religioso que abraçou no Convento de Aveiro da Serafica Provincia da Soledade, quando contava 23 annos de idade. As virtudes que praticou em taõ severo instituto, moveraõ a ElRey D. Pedro II. para que o nomeasse Bispo de Cabo-Verde, em cuja dignidade foy sagrado pelo Eminentissimo Cardeal de Lancastro em 14 de Setembro de 1687. Exercitou com grande zelo o officio Pastoral, por cuja vigilancia foy louvado pelo mesmo Principe em carta escrita a 21 de Marso de 1698. Falleceo piamente a 21 de Janeiro de 1705, quando contava 54 annos de idade. Quando frequentava a Universidade de Coimbra, compoz
El mayor entre los grandes vida, muerte y milagros de un illustre Heroe Varon perfecto S. Victorian. Coimbra por Manoel Carvalho 1675. 8.
Relaçaõ da Missaõ que fez a Bissau, e Conversaõ do seu Rey. Della extrahio grande parte Antonio Rodrigues da Costa na Relaçaõ que publicou deste assumpto. Lisboa por Antonio Manescal 1695. 4.
Faz memoria deste Prelado D. Jozé Barbosa Mem. do Colleg. Real de S. Paulo. pag. 313.
[Bibliotheca Lusitana, vol. III]