A primeira edição do Seminário Internacional de Religião, Arte e Literatura ocorre no âmbito do Colóquio Internacional Luso-Brasileiro (CILB). Em especial, voltamos nosso olhar para a obra de Clarice Lispector e João Cabral de Melo Neto, dois grandes autores lusófonos que  completaram este ano o primeiro centenário de seu nascimento.

Clarice Lispector e João Cabral de Melo Neto nasceram no mesmo ano de 1920 e publicaram suas primeiras obras nos seus vinte e poucos anos, ele, o livro de poesia Pedra do sono (1942) e ela, o romance Perto do coração selvagem (1943).

Muitos são os pontos de contato entre estes dois grandes autores brasileiros que incluem também experiências diplomáticas em Portugal. João Cabral, por duas vezes esteve ligado a cidade de Porto: a primeira em 1968 acompanhando um grupo de estudantes de teatro da Universidade de São Paulo na representação de sua obra Morte e Vida Severina e, depois exercendo a função de embaixador do Brasil, residindo nesta cidade de 1984 a 1987. Foi aqui em Portugal que escreveu os poemas reunidos em seu livro Agrestes (1985). Clarice Lispector, por sua vez, esteve em Portugal em 1944 como embaixatriz, enquanto casada com Maury Gurgel Valente, embaixador brasileiro na comuna italiana de Nápoles. Na ocasião participou, a convite do embaixador brasileiro em Portugal Ribeiro Couto, de um jantar em Lisboa onde fez amizade com a poetisa Natercia Freire, que conservaria por toda a vida.

Dois grandes autores do que José Carlos Seabra chamou de o século de ouro da literatura lusófona; duas almas torturadas pelo desejo de escrever com paixão e perfeição. Numa carta enviada por João Cabral a Clarice em 15 de Fevereiro de 1949, este revela que ambos se encontram “entre os que lutam, entre os que escrevem tendo de começar tudo do começo cada vez, cada livro ou cada poema”.

São muitos os amores e desamores que perpassam pela obra destes dois grandes autores. Convidamo-vos a deixarem-se apaixonar conduzidos pelas mãos dos nossos palestrantes que desvendarão os seus pensamentos nas três áreas: religião, arte e literatura.

Para mais informações consulte o site da iniciativa em https://siralpt.wixsite.com/siral2020