LANÇAMENTO DE EBOOK | 25 set. ’20 | 18h00 | Auditório | Entrada livre (limitada a 21 lugares, com inscrição prévia para rel_publicas@bnportugal.gov.pt)

Apresentação por João Alves Dias e Honório Nunes da obra de Helga Maria Jüsten sobre a história da tipografia portuguesa, dedicada ao trabalho de 46 anos de atividade da oficina de Germão Galharde, impressor francês radicado em Portugal no século XVI.

Na passagem dos 500 anos sobre a vinda para Portugal do impressor Germão Galharde, pretende-se contribuir para um conhecimento mais alargado da sua oficina tipográfica.

Para assinalar a efeméride, apresenta-se o resultado da investigação centrada na Tipobibliografia Portuguesa da primeira metade do século XVI, dando a conhecer a um público mais vasto a atividade de Germão Galharde no período entre 1519 e 1565.

Os dois volumes ora editados, proporcionando uma perspetiva abrangente tanto bibliográfica como iconográfica dos impressos saídos dos prelos de Germão Galharde, situam-se na sequência de um estudo anterior relativo aos incunábulos e post-incunábulos portugueses de ca de 1488 até 1521. Com efeito, o facto de o impressor francês ter ficado com o material tipográfico das oficinas anteriores de Valentim Fernandes, João Pedro de Bonhomini de Cremona e Hermão de Campos, permitiu desenvolver o estudo inicial sobre a tipografia portuguesa.

Para a história da tipografia portuguesa deverá, portanto, entender-se como uma espécie de livro auxiliar e de consulta, proporcionando novos caminhos para o estudo da tipografia portuguesa do século XVI.

Fonte: BNP