DROPS de Clarice Lispector é um projecto de homenagem à escritora e jornalista Clarice Lispector (1920-1977) pelo centenário de seu nascimento. Coordenado pela professora Débora Mutter, investigadora do CLEPUL, este projecto tem por objectivo destacar as virtudes literárias da escritora ucraniano-brasileira, mas, sobretudo, compartilhar e estimular a leitura de suas obras.

O início das actividades aconteceu em maio e o encerramento será em Dezembro de 2020, com o encaminhamento de uma publicação digital em site próprio. A realização ocorre por meio de pequenos vídeos (drops) publicados no YouTube, com leituras de fragmentos de textos da escritora, análises de suas obras, comentários críticos, interpretações e depoimentos. Os vídeos são produzidos pela coordenadora e por colaboradores oriundos de diferentes áreas do conhecimento, instituições e países, em adesão espontânea. O conjunto conta com biógrafos, professores, escritores, especialistas, críticos literários, leitores em geral e investigadores da obra Clarice Lispector. Sendo a coordenadora investigadora do projecto Portugueses de Papel, do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Universidade de Lisboa – CLEPUL, DROPS de Clarice Lispector conta com a simpatia e colaboração de vários investigadores daquele órgão.

Ao todo, são dezenas de pessoas, participando dos mais de 68 vídeos já publicados no YouTube e compartilhados nas páginas DROPS de Clarice Lispector ,criadas para o mesmo fim,
no Facebook e no Instagram, acessíveis nos endereços a seguir:
YouTube – https://www.youtube.com/channel/UCXQ-aDbjnJhfX7Cn3f1od7A?view_as=subscriber
Instagram – @dropsdeclaricelispector
Facebook  – @dropsdeclaricelispector
Wordepress – https://leiturasdebora.com/drops-de-clarice-lispector/ (Em construção)