O Município de Oeiras em parceria com a Associação Cultural de Oeiras – Espaço e Memória, realiza a partir do dia 26 de setembro o Ciclo Iluminar.
Com um programa de dez palestras e com coordenação do Professor Doutor Pedro Calafate, este ciclo traz a debate e reflexão, o pensamento político-filosófico que moldou a ação impulsionadora de Sebastião José de Carvalho e Mello, Marquês de Pombal no tempo das Luzes.

Este ciclo decorre entre Setembro de 2019 e Abril de 2020.

 

‘No Portugal do século XVIII Sebastião José de Carvalho e Melo, Conde de Oeiras e Marquês de Pombal, ousou pensar, desenhar e implementar reformas para a modernização dum País atrasado e dominado pelos valores duma nobreza sectária e dum clero dogmático e preconceituoso. As viagens que realizou pela Europa ao assumir missões diplomáticas em Londres e em Viena de Áustria, os contactos com políticos, intelectuais e comerciantes europeus, bem como os livros a que teve acesso, deram-lhe suporte para “se servir do seu próprio entendimento”.
Em Oeiras fizeram-se sentir os ventos de mudança quer na sua modelar Quinta de Recreio, herança dum morgadio com um modesto solar rural, implantado no pacato lugar de Oeiras, cujo projeto de remodelação foi coerentemente desenvolvido com base nos princípios da razão e da ciência, quer no planeamento urbanístico de Oeiras, desde 1759 vila e sede de concelho, cujo plano se pautou por princípios racionais de utilidade prática e simbólica.
O pombalismo esteve estreitamente ligado a um conjunto de ideias e princípios que corporizaram um sistema ideológico usado ao limite pelo regime, como justificação para as muitas medidas e reformas empreendidas. Amado por uns e odiado por outros, ainda hoje Pombal e o pombalismo são motivo de controvérsia.
Eis o propósito do ciclo Iluminar, um programa de dez palestras organizado pela Câmara Municipal de Oeiras em parceria com a Associação Cultural de Oeiras – Espaço e Memória, com coordenação do Professor Doutor Pedro Calafate, que traz a debate e reflexão o pensamento político-filosófico que moldou a ação impulsionadora deste homem no tempo das Luzes.

Este ciclo decorre entre Setembro de 2019 e Abril de 2020. Fique atento à programação’.

 

“As Luzes são a saída do homem do estado de menoridade, de que ele próprio é responsável. Menoridade é a incapacidade de se servir do seu próprio entendimento, sem a direção de um outro […]
Tem a coragem de te servir do teu próprio entendimento! Eis o lema das Luzes.”

CICLO DE PALESTRAS:

As Ideias que Iluminaram o Projeto Pombalino
Em Setembro o ciclo de palestras inaugura com O Marquês de Pombal e o Ideário das Luzes em Portugal e nas sessões seguintes outras abordagens são propostas sobre o pensamento filosófico que influenciou a ação de Pombal.
Para jovens e adultos.
Entrada livre sujeita à lotação da sala.

Quintas | 21h30
Palácio Marquês de Pombal . Oeiras

O Marquês de Pombal e o Ideário das Luzes em Portugal
Pedro Calafate (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa)
26 de setembro

As Ideias Políticas do Marquês de Pombal
Pedro Calafate (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa)
10 de outubro

As Ideias Económicas do Marquês de Pombal
José Esteves Pereira (FCSH – Universidade Nova de Lisboa)
31 de outubro

Próximas palestras em Novembro e Dezembro.

 

Fonte: Câmara Municipal de Oeiras