Temos o prazer de vos convidar para mais uma sessão das Conferências do Teatro, Madeira de A a Z, que se realizará, como habitualmente, no Teatro Municipal Dias, dia 18 de Setembro de 2019 pelas 18 horas. As Conferências estarão a cargo da Dra. Ana Isabel Spranger que vem nos falar sobre A Emigração para a Guiana, e do Dr. Paulo Perneta que irá abordar o tema: Heráldica.

 

A emigração para a Guiana
“A emigração madeirense para Demerara iniciou-se em 1835, por iniciativa do cônsul inglês residente na Madeira, que contratou trabalhadores para as plantações da Guiana. Nessa época, na Ilha, existia uma grave produção de vinho e de cana sacarina, o que provocou uma situação de extrema pobreza na população rural.”
Ana Isabel Spranger

Heráldica
“Ainda dentro da exibição do capital simbólico que oferecia à nobreza mais uma ocasião de evidenciar a sua elevação estatuária, encontram-se as diferentes ocasiões em que se podia mostrar a heráldica da família, que podia ser vislumbrada quer em capelas instituídas, onde figuravam os brasões dos instituidores, quer em tetos armoriados, quer, ainda, em louça e mobiliário timbrados e personalizados.” – Cristina Trindade
Paulo Perneta