P. IOAÕ HONORATO. Naceo em a Cidade da Bahia a 12 de Agosto de 1690 . Onde teve por Pays a Ioaõ Honorato Mestre de Campo do Terço novo da Cidade da Bahia, e a D. Francisca Soares de Araujo. Na tenra idade de 14 annos deixou o mundo para abraçar o Sagrado Instituto da Companhia de Iesus cuja roupeta vestio no Collegio da sua patria a 14 de Agosto de 1704. e fez a profissaõ do quarto voto a 2 de Fevereiro de 1724. Aprendidas as letras humanas, e sagradas leyo Humanidades nos Collegios do Rio de Ianeiro, Bahia, e Seminario de Belem, Filosofia, Theologia especulativa, e Moral no Collegio da Bahia onde pela sua modestia religiosa, e profunda sciencia foy eleito Perfeito dos Estudos, e Examinador Synodal. Dos Sermoens que com geral aplauzo tem recitado na sua patria se fizeraõ publicos os seguintes.

Sermaõ da Immaculada Conceiçaõ da Mãy de Deos no dia do Apostolo S. Mathias. Lisboa por Antonio de Souza da Sylva. 1735. 4.

Oraçaõ funebre nas exequias do Illustrissimo, e Reverendissimo D. Luiz Alvares de Figueiredo Arcebispo Metropolitano da Bahia celebradas na Cathedral da mesma Cidade ao primeiro de Outubro de 1735. Lisboa por Antonio Isidoro da Fonceca. 1737. 4.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. II]