Fr. IOAÕ FREYRE natural da Villa nova de Gaya fronteira à Cidade do Porto filho de Antonio Ferreira de Lima, e de sua mulher Maria Freyre. Professou o instituto de Erimita de S. Agostinho no real Convento da Graça de Lisboa a 21 de Novembro de 1634. Depois de sahir egregiamente instruido nas Faculdades severas recebeo as insignias do Doutor Theologo em a Universidade de Coimbra a 30 de Iulho de 1654. a qual illustrou com o magisterio sendo Lente da Cadeira de Gabriel a 27 de Ianeiro de 1664. e de Escoto a 17 de Mayo de 1670. Teve grande intelligencia das linguas Grega, Hebraica, e Latina compondo neste agudissimos epigramas. Falleceo em Coimbra a 7 de Agosto de 1670. com 52 annos de idade e 37 de religiaõ. Compoz.

A Cortezaã da gloria, ou Vida da Beata Veronica religiosa do Conuento de Santa Marta de Milaõ da Ordem de S. Agostinho. Lisboa por Antonio Craesbeeck de Mello 1671. 4.

Hymni in laudem Sanctorum Ordinis Erimitarum D. Augustini. M. S. Desta obra fez mençaõ Fr. Manoel de Figueiredo Flos Sanct. August. Tom. 4. p. 140. n. 60.

Tractatus Theologici fol. M. S. Conservaõse na Livraria do Collegio de Coimbra.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. II]