Fr. IOAÕ DE S. IOZÉ natural da Villa de Tentugal do Bispado de Coimbra em a Provincia da Beyra filho de Pays de conhecida nobreza quais foraõ Affonso de Aboim, e Brites Pires da Serra. Professou o instituto de Erimita Agustiniano em o Convento de Nossa Senhora da Graça de Lisboa a 3 de Abril de 1544. onde pela observancia das virtudes religiosas em que se distinguio de todos seus companheiros exercitou no anno de 1569. o lugar de Mestre dos Noviços, Subprior no Convento de Lisboa no anno de 1573. e Prior do Convento de Tavira onde piamente falleceo no anno de 1580. Foy muito erudito na liçaõ da Historia Ecclesiastica, e secular, principalmente nas antiguidades da sua Familia Erimitica, que investigou com igual disvelo, que juizo concorrendo para a composiçaõ da Chronica, que depois publicou Fr. Ieronimo Roman por cuja laboriosa aplicaçaõ mereceo os Elogios de Fr. Ant. da Purif. de Vir. illustrib. Ord. Erim. D. Aug. lib. 3. cap. 8. Fr. Ant. da Natividad. Mont. e Cor. Coroa 8. §. 2. n. 90. Herrera Anastas. August. pag. 96. Posseu. Apparat. Sacer. Tom. 1. pag. 903. Ioan. Soar. de Brit. Theatr. Lusit. Litter. lit. 1. n. 45. Taxand. Cathalog. Clar. Hisp. Script. Pamphil. Chron. Ord. Erimit. ad ann. 1585. e Nicol. Ant. Bib. Hisp. Tom. 1. pag. 546. col. 2. Compoz.

Familia Augustiniana. Lisboa por Marcos Borges. 1565. 8. Consta da Regra, e Privilegios da Ordem dos Erimitas de Santo Agostinho. Foy aprovada esta obra pelo V. Fr. Luiz de Montoya, e dedicada a D. Helena de Lencastre Commendadeira do Convento de Santos da Ordem militar de S. Tiago.

Corografia do Reyno do Algarve dividida em quatro livros para mòr declaraçaõ da obra. O 1. livro contem a discripçaõ de todo o Reyno em Geral, e de todas as Cidades, Villas, Lugares, Fortalezas, e Castellos delle em particular. O 2. trata largamente a Conquista delle, como foy ganhado aos mouros pelos Christãos, e restituido à Fé do Senhor. O 3. relata a maneira como este Reyno veyo em poder dos Reys de Portugal, e da alteraçaõ, que por sua cauza se fez no escudo, e armas reaes. 4. dà noticia de muitas particularidades da terra, e custumes da gente deste Reyno do Algarve, que só nelle saõ achados M. S. 4. Foy escrita esta obra no anno de 1577. da qual se conserva huma copia em a selectissima Livraria dos Padres Theatinos desta Corte onde a vimos.

Familia dos Aboins historiada. M. S. fol.

Processo, e verdadeira relaçaõ do que passou acerca das precedencias da Ordem dos Herimitas do glorioso N. P. e Doctor da Igreja S. Agostinho, e do glorioso Padre S. Domingos nesta Cidade de Lisboa, Evora e Santarem do Reyno de Portugal em cumprimento do Motu, e Constituiçaõ do Papa Gregorio XIII.  passou em favor dos Ordinarios contra Regulares o anno de 1573. feito por ho Padre Ioham de Saõ Jozé subprior do Convento de Lisboa em cujo tempo se isto começou, e moveo. M. S. fol. Estas duas obras se conservaõ na Livraria do Convento da Graça de Lisboa.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. II]