P. IOAÕ COL Naceo em a Cidade de Lisboa onde teve por progenitores a Francisco Antunes, e Maria Bernardes. Na idade da adolescencia recebeo a roupeta de S. Filippe Neri na Congregaçaõ do Oratorio da sua patria a 8 de Setembro de 1700. onde aprendeu as sciencias severas, e as dictou com aplauzo da sua litteratura merecendo ser numerado entre os Consultores do Santo Officio. Como fosse profundamente versado na liçaõ da Historia Ecclesiastica, e secular foy eleito entre os primeiros sincoenta Academicos de que se formou a Academia Real para escrever as Memorias Ecclesiasticas do Bispado de Viseu cuja incumbencia desempenhou como do seu talento se esperava. Atendendo a magestade delRey D. Ioaõ o V. as suas grandes letras, que se augmentavaõ com religiosas virtudes o nomeou Bispo de Elvas a 11 de Fevereiro de 1739. cuja dignidade confirmada por Clemente XII. constantemente regeitou como insoportavel às suas forças. Das suas litterarias produçoens se fizeraõ publicas as seguintes.

Cathalogo dos Prelados da Igreja de Viseu. Lisboa por Paschoal da Sylva. Impressor de S. Magestade. 1722. fol. sahio no 2. Tomo da Collec. dos documentos da Academia Real.

Conta dos seus estudos Academicos recitada na Academia Real a 23 de Agosto de 1724. Sahio no Tom. 4. da Collec. dos documentos da Academia Real. Lisboa por Paschoal da Sylva. 1724. fol.

Conta dos seus estudos Academicos em 4. de Agosto de 1729. No Tom. 9. Da Collec. dos Doc. da Academia Real. Lisboa por Jozè Antonio da Sylva. 1729. fol. Conta dos seus estudos Academicos em o Paço 7 de Setembro de 1730. No Tom. 10. da Collec. dos Docum. da Acad. Real. Lisboa pelo dito Impressor . 1730. fol.

Conta dos seus estudos no Paço a 7 de Setembro de 1733. Sahio no Tom. 12. da Collec. dos Docum. da Academia Real. Lisboa pelo dito Impressor. 1733. fol.

Elogio Funebre do Senhor Lourenço Botelho Sottomayor Fidalgo da Caza de S. Magestade, e Academico da Academia Real recitado em a mesma Academia. M. S. 4.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. II]