IOAÕ CAMPELLO DE MACEDO natural da Villa de Obidos do Patriarchado de Lisboa Thesoureiro mór da Capella Real, e peritissimo Mestre de Cerimonias Ecclesiasticas como o intitula Ioan. Soar. de Brito Theatr. Lusit. Litter. lit. 1. n. 25. Falleceo em Lisboa a 25 de Mayo de 1666. Compoz.

Officia Sanctorum pro Capella Regia de mandato Illustrissimi, ac Reverendissimi D. D. Joannis à Sylva Capellani mayoris Ordinarii Capellae domùs regiae ac totius Curiae Lusitanae typis mandata. Ulyssipone apud Laurentium Crasbeeck. Typ. Reg. 1633. 4.

Declaraçaõ, que agora faz o nosso Santissimo Papa Urbano VIII. sobre se aver de anticipar o prezente anno de 1639. o jejum da Vigilia de S. Joaõ Baptista como consta do Breve incluso, e resoluçaõ sobre o numero 2. da Rubrica 6. De Vigiliis em que se mostra, que com o dito jejum se naõ deve anticipar o rezado da dita Vigilia sem expressa declaraçaõ da Santa Sé Apostolica. Lisboa por Manoel da Sylva. 1639. 4.

Resoluçaõ sobre o numero 2. da Rubrica 6. de Vigiliis. Lisboa por Manoel da Sylva. 1639. 4.

Disposiçaõ, e ordem com que se celebrou e o bautismo do Principe D. Affonso depois Rey na Capella Real. Lisboa por Paulo Craesbeeck. 1644. 4.

Instancias, que faz o Cerimonial dos Bispos às opinioens, que o Licenciado Christovaõ Martins fundado nas Rubricas do Missal Romano traz no seu opusculo de Ritibus Sacris. Lisboa por Domingos Lopes Rosa. 1654. 4.

Thesouro de Cerimonias, que contem as Missas rezadas, e solemnes assi de Festas, como de defuntos, e tambem as de Semana Santa, quarta Feira de Cinza, das Candeas, e Missas do Natal com o que toca à Sagraçaõ dos Bispos, suas Missas rezadas, e dos Capellaens em sua prezença, e tudo o mais, que puder suceder pelo discurso do anno com advertencias particulares para milhor intelligencia das Rubricas. Lisboa por Henrique Valente de Oliveira. 1657. 4. Ibi por Antonio Crasbeeck de Mello. 1671. 4. ibi pelo Impressor 1682. 4. Sahio addicionado por Ioaõ Duarte Parocho da Igreja dos Santos Reys situada em o Campo grande suburbio da Cidade de Lisboa. Lisboa por Antonio Pedrozo Galraõ. 1697. 4. e Braga. Na Officina de Francisco Duarte da Matta 1734. 4. pelo mesmo Ioaõ Duarte Conego da Primacial Igreja de Braga, que lhe acrecentou varias resoluçoens modernas acerca das Horas Canonicas.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. II]