Fr. IOAÕ DO APOCALYPSE natural da Villa de Guimaraens e Monge Benedictino taõ observante do seu instituto como incansavel investigador das  Antiguidades da sua monastica Congregaçaõ. Alcançou grande opiniaõ pelo pulpito, e muito mayor pela practica das virtudes religiosas de que foy exemplar nos lugares, que exercitou na Religiaõ sendo Abbade do Mosteiro de Santo Andre de Rendufe em 1608. do Moiteiro de Santa Maria de Carvoeiro em 1614. e do Mosteiro de S. Tyrso em 1628. Falleceo no Mosteiro de S. Salvador de Travanca a 22 de Abril de 1632. Delle fazem honorifica mençaõ Fr. Leaõ de Santo Thomas Bened. Lusit. Tom. 1. p. 342. Religioso grave, antigo, e bem conhecido entre nòs por suas letras, e partes e Tom. 2. p. 40. religioso muy recolhido, e muy estudioso a cuja curiosidade e deligencia devemos muitas memorias que nos deixou escritas tocantes aos Mosteiros desta nossa Congregaçaõ, e outras Antiguidades do Reyno. Argaez Perl. de Catalun. p. 458. §. 134. Talento cultivado com las letras, y las vitrudes.

Compoz.

Coronica da Religiaõ de S. Bento de Portugal, e dos Reys em cujo tempo floreceo, e das Fundaçoens dos Mosteiros. fol. M. S. Consta de 10 livros, e de 390. folhas. Trata o 1. livro da demarcaçaõ do Reyno de Portugal, e Reys que nelle floreceraõ antigamente, e Mosteiros que edificaraõ o 2. da Destruiçaõ de Hespanha, e do estado della atè serem lançados os Mouros. o 3. Continua esta materia atè a sucessaõ dos Reys de Portugal. 4. Continua a mesma materia. 5. Como se governaraõ antigamente os Mosteiros. 6. Da Congregaçaõ de S. Bento em Portugal. 7. Do augmento dos Mosteiros depois da Reforma, e do estado em que agora estaõ. 8. Dos Mosteiros das Monjas Bentas que houve, e ha em Portugal. 9. Dos Privilegios que à Religiaõ concederaõ os Summos Pontifices, e das Cerimonias do Altar, Coro, e modo de Vestir. 10. dos Santos da Ordem que ouve em Portugal, e taõbem dos Abbades de alguns Mosteiros. Conservase no Convento de S. Salvador de Travanca.

Loci communes de B. Virgine, D. Ioanne, et D. Benedicto. 3. Tom. M. S.

Loci Communes Sacrae Scripturae M. S.

Commentaria in libros Regum. fol. 2. Tom.

Varietates rerum.

Ponderaçoens sobre a Regra de S. Bento 7. Tom. 4. Todos estes livros se conservaõ M. S. na Livraria do Convento de Tibaens como afirma Fr. Gregorio Argaes no lugar assima allegado.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. II]