Fr. IOAÕ ARANHA. Naceo em a Cidade de Coimbra no anno de 1556. Onde teve por Pays a Fernando Aranha, e Leonor Coelho. Aprendidas na patria as primeiras letras em que logo mostrou a grande habilidade de que o dotara a natureza, recebeo o habito da illustrissima Ordem dos Pregadores em o real Convento da Batalha onde solemnemente professou a 13 de Iunho de 1581. Foy tal o progresso que fez a sua estudiosa aplicaçaõ em as sciencias severas que depois de as dictar particularmente aos seus domesticos no Convento da Batalha, e Collegio de Coimbra subio a Cathedratico de Escritura em a Academia Conimbricense a 2 de Iunho de 1615 em que fez mais patente a sua profunda sciencia sendo respeitado por insigne Theologo, excellente Escriturario, e grande Humanista. Foy Deputado da Inquisiçaõ de Coimbra de cujo lugar tomou posse a 18 de Setembro de 1618. Falleceo no Collegio de Santo Thomas da mesma Cidade no anno de 1620. Quando contava 64 annos de idade e trinta, e e nove de religiaõ. Fazem memoria do seu nome Fr. Pedro Mont. Claust. Dom. Tom. 3. p. 233. e no Cathal. dos Dep. da Inq. de Coimb. n. 53. e Fr. Lucas de Santa Catherina Hist. de S. Domingos da Prov. de Portug. p. 935. De muitos Sermoens que prégou com aplauzo universal somente se fez publico o seguinte.

Oraçaõ nas exequias que a muy nobre Villa de Santarem sumptuosamente fez em Nossa Senhora de Marvilla a ElRey N. Senhor D. Philippe o 1. de Portugal a que se acharaõ as Ordens todas, e clerezia, toda a Nobreza, e povo da terra em 19. de Outubro de 1598. Lisboa por Pedro Crasbeeck. 1600. 4. Sahio na Relac. Das Exequias do dito Rey.

Dissertaçaõ se no milagre da Hostia que se venera na Villa de Santarem estava o Santissimo Sacramento, e se se devia adorar M. S. 4.

Quatro Indices ao Commento do livro dos Cantares, que compoz o M. Fr. Luiz de Sotomayor da Ordem dos Pregadores. Obra de summo trabalho, e de igual utilidade.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. II]