IOACHIM LEOCADIO DE FARIA natural de Lisboa Ajudante de hum dos Regimentos da Corte de que he Coronel o Excellentissimo Conde de Coculim. O exercicio das armas lhe naõ impedio o comercio das Musas, que sempre experimentou propicias para todo o genero de metros, que concebeo o seu Enthusiasmo, dos quais sendo grande a copia unicamente se fizeraõ publicos pelo beneficio da impressaõ os seguintes.

Aveiro obsequioso, ou Relaçaõ metrica das festas que na nobre Villa de Aveiro fizeraõ seus moradoros em aplauzo de ver restituido o seu dominio ao mais legitimo herdeiro dos seus antigos Duques. Lisboa por Pedro Ferreira Impressor da Serinissima Rainha Nossa Senhora 1734. 4. Consta de hum Romance Heroico de 73 Coplas.

Quatro Sonetos. o 1. pag. 20. o 2. a pag. 168. e o 3. a pag. 103. e o 4. a pag. 168. do Obsequio Funebre dedicado à saudosa memoria do Rererendissimo P. D. Rafael Bluteau Clerigo Regular, e hum Romance Endecassillabo a pag. 69. Lisboa por Iozé Antonio da Sylva 1734. 4. Sendo Secretario da Academia dos Aplicados publicou esta colleçaiõ de Obras poeticas, e Oratorias, e a dedicou ao Reverendissimo P. D. Manoel Caetano de Souza Clerigo Regular Procomissario da Bulla da Cruzada, e Censor da Academia Real.

Dous Sonetos à morte da Serenissima Senhora Infanta D. Francisca. Sahiraõ em osSentimentos Metricos a este funebre Assumpto. Colleçaõ I. a pag. 11. Lisboa por Miguel Rodrigues 1736. 4.

Na sepultura do Excellentissimo Senhor D. Francisco Xavier de Menezes Conde da Ericeira. &c. Soneto. fol. sem lugar nem anno da Impressaõ.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. II]