IOAÕ XX, ou XXI. em o Nome, e entre os Summos Pontifices Romanos centesimo octogessimo setimo conforme a Chronologia do Erudito Fr. Francisco Pagi Brev. Gest. Summ. Pontif. Tom. 1. pag. mihi 241. nobilitou a Cidade de Lisboa com o seu nacimento, e illustrou a Igreja Catholica com as suas memoraveis açoens. Teve por Pay a Iuliaõ Rebello mais abundante dos dotes da graça, que dos bens da fortuna do qual tomou por apellido o seu nome chamando-se Pedro Iuliaõ. O nome de Pedro conferido no bautismo foy feliz prognostico de ser fucessor do primeiro Pedro em a Cadeira Pontifical. Na celebre Universidade de Pariz frequentou os estudos da Dialectica, Astrologia, e Medicina, e em taõ diversas Faculdades sahio consumado Mestre pois a viveza do engenho, e felicidade da memoria lhe facilitavaõ a comprehensaõ de todos os mysterios scientificos. Restituido à patria com mayor numero de merecimentos, que de annos o nomeou ElRey D. Affonso III. Prior da Igreja de Mafra donde passou a Deaõ da Cathedral de Lisboa, Thesoureiro mór do Porto, Arcediago de Vermoim na Sé Primacial de Braga, e Prior mór da Collegiada de Guimaraens. Ao tempo que fora eleito pelo Cabbido de Braga sucessor do Arcebispado desta Igreja por morte de Martinho Giraldes partio para o Concilio Lugdunense convocado por Gregorio X. em 27 de Março de 1272. o qual attendendo aos seus merecimentos o ornou com a Purpura Romana, e a Mitra Tusculana em o anno de 1273. nomeando para credito da eleiçaõ por seus companheiros na dignidade Cardinalicia a S. Boaventura immortal gloria da Ordem Serafica, e a Fr. Pedro de Tarantasia claro esplendor da Religiaõ Dominicana, que depois subio ao solio do Vaticano com o nome de Innocencio V. Por morte de Adriano V. foy assumpto ao supremo Pontificado da Igreja a 13 de Setembro de 1276. mudando o nome de Pedro em Ioaõ. Elevado ao cume da mayor dignidade, que venera o mundo Catholico, aplicou todo o disvelo para conseguir as emprezas mais heroicas, que igualmente cedessem em glorioso augmento da Igreja como fatal ruina dos seus Antigonistas. Para este fim escreveo cartas circulares, e expedio Embaxadores a ElRey D. Affonso III. de Portugal, a Filippe chamado o Atrevido Rey de França, e ao Emperador Rodolpho persuadindo-lhes a que depostas as contendas, que entre si alimentavaõ, convertessem a potencia armada dos seus exercitos contra o inimigo commum da Christandade. Com este sagrado intento concedeo a Pedro III. Rey de Aragaõ, e a Guido Conde de Flandres, e Marques de Nemurs as Decimas Ecclesiasticas para

que o primeiro impedisse a entrada dos Mouros em Hespanha; e o segundo

marchasse armado contra a Syria. Pelas vozes de seus Legados significou a Abagha

Rey dos Tartaros, que favorecesse os novos convertidos à Ley Evangelica, e ao

Emperador do Oriente Manoel Paleologo, que perseverasse constante na uniaõ da

Igreja Grega com a Romana prometida por elle em o Concilio Lugdunense a cuja

insinuaçaõ obedeceo reverente, e seu filho Andronico sucessor do diadema Imperial. Este sagrado ardor, que alimentava no peito para a estabilidade da Religiaõ Catholica se extendia aos que destinava para seus Ministros conferindo os Beneficios, e Prebendas unicamente àquelles, que se distinguiaõ na integridade da vida, e  vastidaõ de sciencia. A todos, que conhecia abundantes de talento, e faltos de fazenda lhes assisitia com generosa liberalidade para frequentarem os estudos esperando, que pelo progresso das letras se habilitas sem para os ministerios  Ecclesiasticos. Inimigo jurado da vaõgloria aborrecia o fausto dos seus Antecessores sendo naturalmente inclinado conversar com pessoas humildes sem diminuiçaõ do decoro Pontificio. Amou com grande respeito as Familias Religiosas devendo-lhe mais declarado affecto a Religiaõ Serafica por ser entre todas a mais humilde. Da sua profunda sabidoria saõ eternos padroens as Summulas da Logica, que por muitos annos se dictàraõ em as Universidades de Espanha, e França onde mostrou como era acerrimo sequáz da Escola Peripatetica, e no Thezouro dos pobres depozitou a preciosidade de varios remedios contra as infermidades mais incuraveis. Estando em huma ocaziaõ vendo huma Camara do Palacio, que mandara edificar em Viterbo cahio improvisamente o tecto, em cujas ruinas ficou sepultado antes de morto donde sendo extrahido recebeo com ternissima piedade os Sacramentos, e passados seis dias expirou com geral sentimento da Christandade a 19 de Mayo de 1277. quando contava 8 mezes, e seis dias da dignidade Pontificia parecendo exceder a credulidade humana, q em tempo taõ breve obrasse açoens merecedoras da eternidade contra as quais se atreveo a maledica petulancia de alguns Escritores, que para lhes naõ renovar a infamia lhe oculto os nomes. Foy sepultado na Cathedral do Martyr S. Lourenço em hum monumento de porfido com a seguinte inscripçaõ.

Joanni Lusitano XXI.

Pontificatùs Maximi sui mese VIII.

Moritur M.CC.LXXVII.

A sublime Musa do Padre D. Iozè Silos Chronista Geral da Congregaçaõ dos Clerigos Regulares Theatinos na sua obra intitulada Mausol. Sum. Pontif. pag. 262. lhe gravou este elegante Epitafio.

Hic volo te paucis, Hospes denatus in urbe

Joannes jacet, natus Ulyssipone.

Cum Lusitano lusisse inopina videtur

Mors ipsa illata per nova fata nece.

Scilicet ante obitum sepelit, tectoque ruente,

Viventem tumulo vasta ruina tegit.

Hinc efformatur casu non arte sepulchrum;

Quaeque erat aula priùs flebilis urna fuit.

O profundo talento, que exercitou nas sciencias exaltaõ com multiplicados Elogios gravissimos Escritores. Ioan. Palat. Gest. Pontif. Rom. Tom. 3. col. 73. e 74. Naturae ubi defuit Stagiritae navarcus ibi Petrus incepit ac Peripatetici moderatus errores, Dialecticam ita instruxit, ut sine ea scientiae omnes esssent fallaces, & per eam solam scire te scires. Fr. Alphons. Ciacon. Vit. Pontif. Rom. Tom. 2. pag. mihi 211. Vir admodum, & litteratus, & litteratorum valde amator multarumque rerum scientia instructus. Cardoso Agiol. Lusit. Tom. 3. pag. 312. Era elle mui estudioso, e versado na doutrina Filosofica, e Peripatetica sendo o primeiro, que compoz Logica em Hespanha a qual se leo muitos annos nas escolas publicas de mais de ser insigne Astrologo, e perito Medico. Nicol. Ant. Bib. Vet. Hisp. lib. 8. cap. 5. §. 152. insignem litteris virum, &litteratorum omnium beneficentissimum Maecenatem. Brandaõ Mon. Lusit. Part. 4. liv.15. cap. 42. Foy doutissimo, e por suas grandes letras, e boas partes veyo a subir em Roma à primeira dignidade. Capassi. Hist. Philosoph. lib. 4. cap. 6. pag. 303. à patria nulli magnarum urbium secunda magnum decus accepit, sed maius ei reddidit nedum dignitatis omnium supremae splendore, sed etiam litterarum gloria. Illustrissimo Cunha Hist. Eccles. de Brag. Part. 2. cap. 35. n. 2. Todas estas obras (falla das que escreveo) fizeraõ no Reyno, e fora delle famoso a Pedro Iuliaõ. Padre Ant. Maced. Lusit. Inf. et Purp. pag. 36. Ateneris excelsam nobilioris ingenii indolem prae se tulit, atque ita se se liberalibus artibus exercuit, ut nemo avidius, & ardentius litteris operam navaret. Severim Not. de Port. Dic. 7. §. 4. Foy dontissimo varaõ particularmente nas Mathematicas, e Medicina. Fr. Franc. Pag. Brev. Sum. Pontif. Tom. 2. pag. mihi 242. Medico doctissimo, atque in Logicis apprime versato. Marangon. Thezaur. Paroch. Tom. 1 . pag. 152. Vir eruditissimus. Fr. Lud. Iacob. A D. Carol. Bib. Pontif. pag. 137. Medicus, et Philosophus celeberrimus. D. Manoel Caet. De Souz. Cathal. dos Pontif. e Card. Portug. p. 4. Varaõ doutissimo favoreceo muito aos estudiosos. Gravesson Hist. Eccles. Tom. 5. coloq. 2. p. mihi 26. Eximiae eruditionis vir, & in Physicis praesertim, ac Medecinae dilsciplina versatissimus. Genebrard. Chronol. ad. ann. 1276. Vir litteratus in Philosophia, & Medecina eruditissimus. Compoz.

Summulae Logicales. Sahiraõ illustradas por Versorio Parisiense 1487. fol. E Venetiis 1572. 4. apud Franciscum Sansovinum. Com os Commentos de Fr. Pedro Crockart Dominico. Parisiis apud Andraeam Bouchard 1508. fol. Com os Commentos de Fr. Niculao de Orbellis Franciscano. Venetiis apud Lazarum de Soardis 1516. 4. de Gerardo Listrio. Suvollae 1520. 4. De Pedro Tartareto Theologo Parisiense. Venetiis 1592. 8. e por Fr. Matheos de Bolonha Geral dos Carmelitas, e Thomas Bricoto. Lugduni apud. Iannotum de Campis 1509. Cum recognitione Fr. Alphonsi de Vera Augustiniani. Apud Terram Novam Indiae Occidentalis 1573. fol. et Venetiis apud Floravantium a Prato 1586. 4. & Salmanticae 1593. fol. Existe M. S. em Padua na Bibliotheca dos Conegos Regrantes de S. Ioaõ in Viridario, e na Bibliotheca de Cremona dos Erimitas de Santo Agostinho, e em a do graõ Duque de Florença Estan. 71.

Como esta obra foy publicada com o nome de Pedro Hispano intentaraõ Fr. Affonso Fernandes, Fr. Ambrosio Altamura, Fr. Lourenso Pignon, e Fr. Luiz de Valhadolid nos Cathalogos que fizeraõ dos Escritores Dominicanos, que fosse o author das Sumulas da Ordem dos Pregadores cuja falsidade refuta doutamente Fr. Iacobo Quetif. Script. Ord. Prced. Tom. 1. p.485. Onde se podem ler os solidos fundamentos com que naõ admite ao Cathalogo dos seus Authores este Pedro Hispano. Com muito diferente juizo o mesmo Quetif seguindo a Nicolao Antonio Bib. Hisp. Vet. lib. 8. cap. 5.§. 156. duvida ser author das Summulas ao nosso Pedro Hispano assim chamado antes de ser Summo Pontifice fundado em o argumento negativo de que escrevendo Fr. Bartholameo de Luca Hist Eccles. Nov. lib. 23 ad ann. 1276. de Ioaõ XXI. e louvandolhe a sciencia medica com que compuzera Thezaurus Pauperum de que logo se fará mençaõ, naõ refirira que fora author das Summulas o que fizera se as tivera escrito Pedro Hispano. Ao silencio deste Escritor se podem contrapor as vozes de todos os Escritores da vida de Ioaõ  XXI. que uniformemente affirmaõ ser elle author das Summulas da Logica, e até o mesmo Fr. Bartholameu de Luca fallando do nosso Pontifice. Fecit, & librum de Problematibus juxta modum et formam libri Aristotelis donde se colhe que sendo taõ douto na Filosofia, eraõ suas as Sumulas por serem parte desta Faculdade, da qual compoz as obras seguintes.

Parua Logicalia. Venetiis 1593. 4.

Tractatus Logicales sex cum elucidariis Magistrorum in bursa montis Coloniae regentium. Coloniae apud Henricum Quentelium. 1503.

In Physiognomicam Aristotelis. M. S. na Bibliotheca de Cantoberry em Inglaterra vol. 54. n. 3. e na Vaticana dos livros que foraõ do Duque de Urbino.

Dialectica. M. S. Existe na Bibliotheca dos Conegos Regrantes do Convento de Padua como testifica Filippe Tomassino. A esta Dialectica acrecentou Christovaõ Hagendorfio Dragmata. Basileae apud Cratandrum 1540. 4. Foy traduzida em Grego por Maximo Planud que viveo entre os annos de 1320. e 1350. Bartholameo Keckermmano Tom. I. Oper. Praecognit. Log. pag. 105. e 107. torpemente se hallucinou condenando a Pedro Hispano de Plagiario desta obra a qual sendo escrita na lingua Grega por Miguel Psello Philosofo Platonico que floreceo no anno de 1059. a publicara em latim como sua Pedro Hispano, cujo erro seguio Hornio author Heterodoxo com Keckermmano Hist. Philosoph. lib. 6. cap. 4.

In Logicam reparationes Petri Hispani Coloniae. 1610.

Modernitates Logicales Petri Hispani. Existe na Bibliothec. Barberina que foy de Benedicto XIII.

Lectiones in primum librum Physicorum. M. S. Conservase na Bibliotheca Ambrosiana de Milaõ.

Thesaurus Pauperum, seu de medendis humani corporis morbiis per experimenta ex omni genere anthorum, et experientia propria congestum. Lugduni apud Iacobum Myt. 1525 cum practica Ioannis Serapionis. Parisiis apud Iacobum de Pays 1577. 16. in Thesauro Sanitat. Ioan. Liebaultii. Francofurti apud Christianum Egenolphum 1576. e 1578. 8. Traduzido em Castelhano por Arnoldo de Villanova. Barcelona por Sebastian de Cormellas 1645. onde se enganou escrevendo no Prologo que Ioaõ XXI. mandara fazer esta obra a hum seu Medico chamado Iuliaõ quando este nome era o do Pontifice antes de chegar a esta Dignidade.

De medenda podraga Tractatus.

De oculis Tractatus. M. S.

Existe no Collegio Oxoniense vol. 23.

De formatione hominis Tractatus. Existe no Archivo do Collegio Cayo de Cantoberry.

Super Tegnis & Hippocratem Glossae de natura puerorum. Conservase no Convento de Padua dos Conegos Lateranenses. M. S.

Consilium de tuenda valetudine. Dedicado á Rainha D. Branca mãy de S. Luiz Rey de França.

Epistolaram volumen.

Sermones praedicabiles. M. S. Conservaõse no Convento de Cremona de Agostinhos Calçados.

Commentaria in Isaacum de diaetis universalibus, et particularibus. Lugduni apud Bartholamaeum Trost. 1515. fol.

Tractatus de Conceptione Deiparae. Desta obra o faz author Fr. Bartholameo Guerreiro Franciscano de Controv. Immac. Concept. fol. 12. Dos Authores q fallaõ das Obras deste Summo Pontifice se podem ver o Cathalogo no P. Macedo Lusit. Inful. et Purpurat. pag. 56. e 57. e Fr. Lud. Iacob. a S. Carol. Bib. Pontif. pag.139.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. II]