IGNACIO DE BRITO NOGUEYRA sahio a luz do mundo em Lisboa a 10 de Março de 1586. onde teve por Pays a Ignacio Collasso de Brito Dezembargador da Caza da Supplicaçaõ de quem se fará logo particular memoria, e a D. Violante Resende. Na Universidade de Coimbra recebeo o grao de Doutor na Faculdade de Direito Cesareo onde foy muitos annos Oppositor às Cadeiras com grande aplauzo da sua sciencia. Em todas as artes Liberaes foy profundamente versado sendo erudito Cosmografo, perito Astrologo, insigne Arithmetico, e consummado Geometra. Da Poezia observou os preceitos, e da Historia Secular, e Ecclesiastica soube os sucessos. Superior a toda a ambiçaõ naõ pertendeo remuneraçaõ alguma pelos seus serviços, nem de seu Pay, antes fugindo ao comercio humano se retirou como Filosofo desenganado a lugar solitario onde escreveo as seguintes obras.

Mirabilia Juris. Era disposto por ordem Alfabetica.

Anacephaleoses praecipuarum materiarum Juris. Constava de cento e sincoenta Titulos de Direito Civil.

Polyptoson Aesculapii. Constava de remedios exquisitos da Medecina, e da anatomia do corpo humano, e Chiromancia.

Polycreston Aeconomiae. Contem a doutrina das cortezias, e governo Economico em qualquer estado, e fazenda, rezoens de Estado sobre politica, milicia campal, e naval; doutrina de Cavallos, e regras de Gineta e Estardiota. Astrologia Rustica. Consta das lavouras, plantas, varios modos de enxertia, signaes de bom, ou máo tempo, criaçaõ de gados, e todas as materias pertencentes à Agricultura.

Virtudes das eruas, plantas, e das suas qualidades.

Virtudes das pedras, ossos, pontas de animaes, peixes, e Aves, seus intestinos, e tambem do corpo humano.

Dos Inventores das Artes. Pessoas mais celebres de hum, e outro sexo de suas boas, ou màs obras, e dos que deixáraõ voluntariamente as dignidades do mundo; dos que sendo maòs foraõ bons e dos Mestres de grandes Principes, e Filosofos grandes, que floreceraõ. Livro dividido em seis livros. 1. trata dos segredos da Natureza. 2. Da Physiognomia. 3. da Aritmethica. 4. da Geometria. 5. da Orthografia. 6. De Emprezas.

Melos Poetarum. Costa de Versos de todo o genero.

Triambus Lusitaniae. Contem a Historia de Portugal, e sua Nobreza.

Encyclopedia Juris. Nesta obra allega mais de sinco mil Authores.

Fasciculus Summarum. Consta dos mais dificultozos cazos de Moral por ordem Alfabetica.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. II]