IGNACIO DA PIEDADE, E VASCONCELLOS. natural da notavel Villa de Santarem recebendo a graça bautismal na Parochia de S. Niculao a 28 de Março de 1676. Teve por Pays a Andre Duarte de Vasconcellos Cavalleiro da Ordem militar de S. Tiago, Mestre de Campo do Reyno de Angola, e a D. Antonia de Andrade Gouvea, e Miranda de igual nobreza à de seu Consorte. Quando contava a florente idade de 19 annos recebeo o habito de Conego secular da Congregaçaõ do Evangelista Amado, e no Collegio de Evora estudou as sciencias escolasticas em que sahio suficientemente instruido. Com igual disvelo cultivou as Artes Liberaes como foraõ a Estatuaria, Architectura Civil, e Pintura das quais penetrou as dificulda des, e escreveo os preceitos. Para eternizar as glorias da sua patria lhe erigio para sincero testemunho da sua gratidaõ o mais famoso Obelisco na Descripçaõ historica que publicou da sua Fundaçaõ com o seguinte titulo.

Historia de Santarem edificada que dá noticia da sua Fundaçaõ, e das couzas mais notaveis nella sucedidas, a saber das Fundaçoens de todas as suas Igrejas, assim das Parrochias como dos Conventos, e Ermidas, dos prodigiosos milagres ali sucedidos, das Reliquias que em si encerra, das vidas de Varios Santos, e Beatos, e de muitas pessoas dignas de memoria assim em virtudes, como em letras, e armas todas naturaes de Santarem, e de tudo o que toca ao seu Termo, e Comarca, de que se segue dar muitas noticias de todo o Reyno. 1.e 2. Parte. Lisboa na Officina da Congregaçaõ. 1740. fol.

Artefactos Simmetriacos, e Geometricos advertidos, e descubertos pela industriosa perfeiçaõ das Artes Escultaria Architectonica, e da Pintura &c. Lisboa por Iozé Antonio da Sylva 1733. fol. com estampas.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. II]