Fr. IGNACIO DE IESU MARIA natural da Cidade da Bahia Capital da America Portugueza onde recebeo o habito de Carmelita Calçado. Estudou as Faculdades de Filosofia, e Theologia, que depois dictou aos seus domesticos, e jubilando foy Doutor em Theologia. O Geral da Ordem atendendo à sua litteratura o constituhio seu Comissario em os Gravames dos Religiosos. Falleceo no Convento da sua patria. Compoz.

Doutrina Christãa ordenada á maneira de Dialogo para ensinar os meninos pelo Emminentissimo Cardial Durazzo Arcebispo de Genova acrecentada por Fr. Ignacio de JESUS Maria da Ordem de N. Senhora do Carmo Lisboa por Miguel Manescal. 1678. 12. & ibi por Joaõ Galraõ. 1697. 12. & ibi por Filippe de Souza Villela. 1699. 12. & ibi por Manoel Fernandes da Costa Impressor do Santo Officio 1732. 12. e outras muitas vezes. Delle faz breve mençaõ Fr. Manoel de Sá Mem.

Hist. dos Escrit. Portug. da Prov. do Carm. cap. 46 pag. 201.

Sermaõ em dia de S. Francisco de Assis na profïssaõ de Soror Maria de Santa Roza Religiosa de S. Francisco no Convento de Santa Clara do Desterro da Bahia. Lisboa por Bernardo da Costa. 1697. 4.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. II]