Fr. IGNACIO DE ATTAYDE Naceo na Honra de Barbosa Solar da sua antigua familia, que está situada na Freguezia de S. Miguel de Rans do Conselho de Penafiel em o Bispado do Porto a 25 de Setembro de 1657. Sendo filho de D. Francisco de Azevedo, e Attayde Senhor das Honras de Barbosa, e Attayde Commendador da Ordem militar de Christo, e Governador das Armas de Entre Douro, e Minho, e de D. Maria de Brito, e Noronha filha de Lopo de Brito, e D. Maria de Alcaçova. Para augmentar a nobreza de seu nacimento recebeo a cogulla monachal do grande Patriarcha S. Bento em o Convento de S. Martinho de Tibaens a 24 de Setembro de 1671. onde na carreira dos estudos Escholasticos se distinguio com tal viveza, e comprehensaõ dos seus condiscipulos, que foy admetido ao numero dos Doutores Theologos em a Universidade de Coimbra, e depois conductario com privilegios de Lente a 17 de Fevereiro de 1707. Naõ se coarctou o seu estudo sómente à Faculdade da Theologia, mas aplicado à da Mathematica foraõ tantos os progressos, que nella fez o seu engenho, que na mesma Academia Conimbricense regentou a Cadeira desta grande sciencia desde 22 de Março de 1702 até 2 de Março de 1722. em que nella jubilou. Sendo Abbade do Collegio de Coimbra assistio revestido de Pontifical no anno de 1711. À tresladaçaõ da Princeza Santa Joanna em o Convento de Aveyro a que presidio o Illustrissimo Bispo de Coimbra D. Antonio de Vasconcellos, e Souza, como escreve o Padre D. Antonio Caetano de Souza Hist. Geneal. da Caza Real Portug. Tom. 3. liv. 4. cap. 2. pag. 102. Falleceo na Villa das Caldas da Raynha no mez de Agosto do anno de 1725.

Compoz.

Sermaõ para o dia da tarde no solemne dia, que se celebrou a gloriosa entrada da reliquia do Pay dos Pobres S. Thomaz de Villanova na illustre Sé de Coimbra. Coimbra por Jozè Ferreira Impressor da Universidade. 1690. 4. Sahio no livro Acroatmas Panegyricos. &c.

Genealogia dos Ascendentes da caza donde procedia com a Vida de seu Pay D. Franciso de Azevedo, e Attayde. M. S. Conserva-se no Collegio de Coimbra. Desta obra faz mençaõ o Padre Souza nas Advert. impressas no fim do Tom. 8. Da Hist. Gen. da Caz. Real Portug. pag. 20. e do author a faz Antonio Carvalho da Costa Corog. Portug. Tom. 1. pag. 388.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. II]