IERONIMO GODINHO DE NIZA Cavalleiro Fidalgo, e professo da Ordem de Christo, Official mayor da Secretaria de Estado dos negocios do Reyno naceo em Lisboa a 31 de Março de 1681 sendo filho de Luiz Godinho de Niza Official mayor da Secretaria das Merces, e muito erudito nas letras humanas, e Poezia Latina a quem naõ somente imitou, mas excedeo com a viveza do engenho, que lhe facilitou a subida do Parnasso, e a intelligencia da Mythologia; e de D. Anna Maria Vieyra. Para penetrar as dificuldades da Filosofia Aristotelica ouvio como Oraculo ao P. Sebastiaõ Ribeiro da Congregaçaõ do Oratorio em cuja palestra logrey a fortuna de ser seu condiscipulo naõ havendo duvida alguma por mais grave que fosse, que se naõ fizesse patente à penetraçaõ do seu juizo. A Academia dos Anonymos instituida em Caza de Ignacio de Carvalho, e Souza Academico da Academia Real de quem se fará memoria mais larga em seu lugar, o elegeo por seu Secretario onde era admirada a elegancia da sua frase quando orava, e naõ menos a agudeza da sua Musa na metrificaçaõ dos Epigrammas. Entre os primeiros sincoenta Academicos de que se formou no anno de 1721. a Academia Real da Historia Portugueza foy eleito para escrever as Memorias historicas da entrada dos  Mouros neste Reyno até o tempo do Conde D. Henrique cuja incumbencia dezempenhou como do seu talento se esperava dando della as contas seguintes.

Conta dos seus estudos Academicos recitada na Academia a 24. de Setembro  de 1725. Sahio no 2. Tom. da Colleçaõ dos Documentos, e Mem. da Academia Real. Lisboa por Paschoal da Silva Impressor de Sua Magestade 1722. fol.

Conta dos seus estudos Academicos recitada na Academia em 2. de Ianeiro de 1722. No Tom. 2. da Collec. dos Docum. da Academia.

Conta dos seus Estudos Academicos na Academia a 26 de Março de 1722. No dito Tom. 2.

Conta dos seus estudos Academicos a 21 de Ianeiro de 1723. Sahio no Tom. 3.

dos Documentos da Academia. Lisboa por Paschoal da Silva 1723. fol.

Conta dos seus estudos Academicos dada em o Paço a 22 de Outubro de 1723. No Tom. 3. da Collec. dos Documentos.

Conta dos seus estudos Academicos recitada no Paço a 7 de Setembro de 1727.

No Tom. 7. da Collec. dos Documentos. Lisboa por Iozé Antonio da Silva 1727. fol.

Conta dos seus estudos em o Paço a 22 de Outubro de 1729. No Tom. 9. Da Collec. dos Documentos da Academia Real 1729. fol.

Conta dos seus estudos no Paço a 25. de Outubro de 1732. No Tom. 11. Da Collec. dos Documentos, e Mem. da Academia Real. Lisboa por Iozé Antonio da Silva. 1732. fol.

Judicium de novatis Sacrorum Magistratuum nominibus. Sahio no 1. Tom. da Collec. dos Documentos da Academia Real. Lisboa por Paschoal da Silva Impressor de Sua Magestade, e da Academia Real 1721. fol.

Elogio Funebre na morte do Senhor Iozê do Couto Pestana Academico da Academia Real da Historia Portugueza recitado na mesma Academia a 18 de Agosto de 1735. Lisboa por Iozé Antonio da Silva Impressor da Academia Real. 1735. 4. grande.

Tres Oraçoens na lingua Portugueza, e 82. Epigramas Latinos a diversos assumptos assim heroicos, como Lyricos que recitou na Academia dos Anonymos.  Sahiraõ nos Progressos Academicos dos Anonymos de Lisboa Primeira Part. Lisboa por Iozé Lopes Ferreira Impressor da Serenissima Rainha Nossa Senhora. 1718. 4.

Soneto à morte da Serenissima Senhora Infanta D. Francisca. Sahio nos sentimentos Metricos Collec. 1. a pag. 20. Lisboa por Miguel Rodrigues. 1736. 4.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. II]