Fr. IERONIMO DE AZAMBUJA mais conhecido pelo appellido de OLEASTRO que na lingua Latina significa Azambujeiro, naceo naquella Villa situada em riba Tejo do Patriarchado de Lisboa naõ somente para a nobilitar com o seu nacimento, mas para immortal gloria da Ordem dos Pregadores cujo instituto professou em o Real Convento de N. Senhora da Vitoria no lugar da Batalha do Bispado de Leiria a 6 de Outubro de 1520. Como logo nos primeiros annos descubrisse a profundidade do talento, e agudeza de engenho de que era dotado foy admetido a Collegial do Collegio de Santo Thomaz em Coimbra a 8 de Dezembro de 1525. e nesta palestra dictou Artes, e Theologia em que recebeo o grao, e insignias de Doutor. Da especulaçaõ das sciencias Escholasticas fez transito para a investigaçaõ das dificuldades da Theologia Positiva, e Polemica, e como era muito intelligente das linguas Orientaes foraõ tantos os progressos, que a sua continua aplicaçaõ fez neste laborioso estudo, que alcançou a veneraçaõ e a fama do mayor Escriturario do seu tempo. Convocado pela Santidade de Paulo III. Concilio Ecumenico para a Cidade de Trento, e mandando ElRey D. Ioaõ o III. Theologos para assistir a taõ veneravel Congresso o elegeo como depozito das mais sublimes sciencias. Chegou a Trento a 19 de Dezembro de 1545. onde foy recebido por todos aquelles gravissimos Padres com aquella aclamaçaõ, que tinha divulgado a fama do seu nome, admirando na sessaõ celebrada a 7 de Ianeiro de 1546. a sabidoria, e madureza com que votava em todas as materias, que se discutiaõ sendo indeciso para o conceito dos mayores Letrados se era mais profundo Theologo, ou insigne Canonista. Suspenso o Concilio se restituhio a Portugal cumulado de aplauzos. que a sua modestia recusava, como a Mitra da Ilha de S. Thome valendo-se do pretexto de querer antes estar aplicado à liçaõ dos livros, que ao pasto das ovelhas. Eleito Provincial no anno de 1551. com a uniformidade de todos os votantes, naõ exercitou esta Prelasia por naõ ser vontade delRey. Ao tempo, que com grande beneplacito dos seus subditos era Prior do Real Convento da Batalha foy nomeado pelo Cardial D. Henrique, Inquisidor da Inquisiçaõ de Evora de que tomou posse a 2 de Setembro de 1552. donde passou com o mesmo lugar para a Inquisiçaõ de Lisboa a 4. de Outubro de 1555. deixando gloriosas memorias do seu  zelo, e rectidaõ. Iuntamente com o Ven. Fr. Thomè de Iesus Erimita Augustiniano amortalhou o cadaver delRey D. Ioaõ o III. que com geral sentimento dos seus Vassalos o arrebatou aceleradamente a morte a 2. De Iunho de 1557. Ultimamente coroou as virtuosas açoens da sua vida quando no anno de 1560. substituhio no lugar de Provincial, em que fora eleito, ao insigne Varaõ Fr. Luiz de Granada em cujo ministerio exercitado por dous annos, e meyo deu com a voz, e com a penna saudaveis documentos para que a Religiaõ se conservasse na sua primitiva observancia, como consta de huma carta latina circular escrita a todos os Conventos da Ordem, e duas Actas dignas de que sempre se conservassem indeleveis na memoria dos Religiosos. A Carta, e as Actas transcreveo traduzidas em Portuguez o famoso Chronista desta Provincia Fr. Luiz de Souza Part. 1. liv. 6. cap. 37. Cumulado de merecimentos passou em o Convento de Lisboa a lograr o premio delles na eternidade no principio do anno de 1563. O seu nome he celebrado com os Elogios de diversos Escritores, como saõ Fr. Antonio de Scena Bib. Ord. Praed. pag. 114. Vir religionis praestantia, et doctrina clarissimus, linguarum Hebraicae, & Graecae peritus, & in Sacrorum voluminum lectione multum, diuque versatus. Iacob Lelong Bib. Sacr. pag. mihi 573. col. 1. Trium linguarum peritus. Pallau. Hist. Concil. Trid. lib. 6. cap. 1. n. 12. ob egregios in exponendo Pentateucho labores illustris. Posseu. Apparat. Sac. Tom. 1. pag. 743. ad singulorum autem capitum Pentateuchi expositiones, exhortationes adjecit utiles, commodas, doctas. Souza Hist. de S. Doming. da Prov. de Portug. Part. 1. liv. 6. cap. 37. Era muy versado na Theologia Escholastica, e ajudava-o hum grande conhecimento, que tinha das linguas Hebraica, e Grega, o que junto com hum juizo muy assentado, e acompanhado de grande agudeza de engenho produzia partos admiraveis Echard. Script. Ord. Praed. Tom. 2. pag. 182. col. 2. Vir fuit linguarum Sacrarum Hebraicae imprimis peritus, nec minus Theologiae, Canonumque scientia clarus Aldrete Antiguid. de Espan. liv. 2. cap. 2. pag. 210. fue erudito, y curioso en la lengua Hebrea y la supo como el que màs. Nicol. Ant. Bib. Hisp. Tom. 1. pag. 448. col. 1. Graecae linguae, atque adhuc magis Hebraicae compos factus scholae ad haec quaestionibus probe exercitus adyta sacra in fontibus linguae ipsius Sanctae non inspexit tantùm, sed derivare in omnium usum fideliter voluit. Foncec. Evor. Glorios. pag. 305. celebre na republica das letras pelo nome de Oleastro. e pag. 403. famoso, e insigne Commentador do Pentateucho, celeberrimo no mundo. Natal. Alexand. Hist. Eccles. Secul. XV. & XVI. cap. 5. art. 1. n. 24. ad Tridentinam Synodum missus est, magnumque in illo sacro Consessu nomem sibi peperit Monteiro Claustr. Domin. Tom. 1. pag. 82. hum dos mayores Theologos do seu seculo e Tom. 3. pag. 229. doutissimo das linguas Grega, e Hebraica: e no Cathal. dos Inquizid. de Evor. n. 5. Varaõ doutissimo. Calmet. Bib. Sacr. impressa ao principio do Diccionario da Biblia. Sacrae Scripturae linguarum peritus erat. Imbonat. Bib. Latin. Heb. p. 72. n. 280. e pag. 381. n. 1159. Lippen. Bib. Real Theolog. Tom. 1. pag. 514. e 626. Fernand. Concert. Praed. fol. 476. Lopes Hist. de la Ord. de S. Doming. Part. 3. cap. 87. fol. 370. Hallevord. Bib. Curios. pag. 135. col. 1 . Capassi Hist. Philosoph. pag. 453. Richard. Simon. Hist. Critique du Veaux Test. Tom. 1. liv. 3. c. 12.

Compoz.

Commentaria in Genesim. Olyssipone apud Ioannem Barreira. 1556. fol.

Commentaria in Exodum. Olyssipone apud eumdem Typ 1557. fol.

Commentaria in Leviticum, & Numeros. ibi apud eumdem Typ. 1557. fol.

Commentaria in Deutoronomium. ibi apud eumdem Typ. 1558. fol.

Sahiraõ juntos estes Commentarios com este titulo.

Commentaria in Pentateuchum Moysi, hoc est, in quinque primos Bibliorum libros quibus juxta Magistri Sancti Pagnini Lucensis interpretationem Hebraica veritas cùm ad genuinum literae sensum, tum ad mores informandos ad unguem enucleatur. Antuerpiae in aedibus Viduae, & haeredum Ioanis Stelsii 1569. fol. & Lugduni apud Petrum Landry. 1586. fol.

In Isaiam Prophetam Commentarii opus insigne varia doctrina instructissimum, Divini Verbi concionatoribus perquàm necessarium, in quo post exactissimam litterae expositionem quae ad mores instituendos pertinent, facili, & apto sermone expendutur. Lutetiae Parisiorum apud Sebastianum Cramoisy. 1622. fol. Sahio por industria de Fr. Pedro Calvo Dominico. Novamente foy reimpresso com o titulo seguinte.

Isaias inter mayores Prophetas primus a R. P. Hyeronimo Oleastro O. P. Commentariis illustratus, & Julio Cardinali. Duci Mazzarino nuncupatus. Parisiis apud Sebastianum, & Gabrielem Cramoisy 1656. fol.

Hebraismi, & Canones pro intellectu Sacrae Scripturae. Lugduni 1566. e 1588. fol. Esta obra, que com este titulo trazem Imbonat Bib. Latin. Rab. pag. 72. n. 280. e Lipen. Bib. Real Theolog. Tom. 2. p. 742. parece ser o Commento sobre o Pentateucho de que assima se fez mençaõ.

Commentaria in Jeremiam, & duodecim Prophetas Minores. Escritos, e firmados pela maõ do Author se guardavaõ na grande Livraria do Convento de S. Domingos desta Corte, e nella os vio Fr. Pedro Monteiro como escreve no Claustr. Dom. p. 229. e que tinhaõ desaparecido.

Commentaria in Psalmos omnes David inquibus similiter primùm hebraica veritas exactissime explicatur, deinde quae ad morum compositionem aptari possunt ex ipsius litterae penetralibus seorsim adjungitur. Começa. Beatitudines illius viri insignis qui non ambulat in Concilio impiorum &c.  Acaba. Illi sit laus, gloria, & honor cujus ope, et auxilio incaeptum opus Psalterii absolvere datum est. Compoz esta exposiçaõ quando assistio no Convento de Bolonha da Ordem dos Pregadores na ocasiaõ, que foy ao Concilio Tridentino, e no mesmo Convento se conserva.

Commentaria in IV. libros Regum. M. S. fol.

He tradiçaõ constante entre os Religiosos Dominicos desta Provincia de Portugal, que hindo o insigne Oleastro para assistir nas Matinas da Festa do Natal pedira à Communidade o ajudasse a render as Graças a Deos por ter concluido o Commento a toda a Sagrada Escritura de cujo precioso trabalho se perdeo grande parte com grave detrimento dos Escriturarios.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. II]