Fr. IERONIMO DE ANDRADE natural de Lisboa irmaõ de D. Fr. Diogo Lopes de Andrade religioso Erimita de Santo Agostinho, e Bispo de Otranto em o Reyno de Napoles de quem já se fez larga memoria. Recebeo o habito de Carmelita Calçado em a sua patria donde passou a Italia, e depois a Castella, e nestes dous grandes Theatros manifestou a capacidade do seu talento, a energia da sua eloquencia, e a profundidade do seu juizo, ou fosse pregando, ou escrevendo a quem intitula Hypolito Marracio Bib. Marian. Part. 1. pag. 578. Vir pius, & litterarum studio insignis. Publicou em o anno de 1633. em que florecia.

Tratados de la purissima Concepcion de la V. Señora nuestra sobre el Evangelio liber Generationis sacados de los Sermones, que predico en la Corte de Madrid su hermano. Napoles por Lazaro Scorrigio. 1663. 4.

Vida do Illustrissimo Bispo de Otranto D. Fr. Diogo Lopes de Andrade. M. S. 4. Conserva-se na Livraria do Convento de N. Senhora da Graça dos Erimitas de  Santo Agostinho desta Corte.

Por sua industria sahiraõ impressos, e em muitas partes addicionados os Discursos concionatorios de seu Irmaõ D. Fr. Diogo Lopes de Andrade. Madrid por Gregorio Rodrigues. 1656. fol. 3. Tom. No primeiro se comprehendem os Sermoens de Quaresma; no segundo os dos Santos; no terceiro os da Conceiçaõ purissima da Senhora. Desta addiçaõ, que fez a estes Sermoens se lembra o Padre D. Manoel Caetano de Souza Cathal. Hist. dos Summ. Pontif. Card. e Bispos. Portug. pag. 130.

 

[Bibliotheca Lusitana, vol. II]